25 de janeiro de 2015

Koh Samui

A experiência do retiro foi muito legal, mas a vida de monges não é pra gente! Primeiramente, estávamos morrendo de saudades um do outro. E em segundo lugar, estávamos com saudades de uma cervejinha, café (somos dois viciados em café, e a primeira coisa que fizemos ao sair do mosteiro foi tomar café!), uma cama confortável, um banho de chuveiro, e outras "mundanisses"! E já que estávamos no sul da Tailândia, resolvemos ir a Koh Samui passar uns dias na praia, matando saudades do mundo!
Juntamente com um pessoal que também estava no retiro, ficamos a espera do ônibus que nos levaria até uma cidade para pegarmos o ferry até Koh Samui. Foi divertido e interessante conversar com pessoas com quem convivemos por 10 dias, mas o tempo todo em silêncio. Por um lado, as caras eram familiares, e por outro não sabíamos nem os nomes. Até que tivemos um tempo para nos conhecer, pois a espera do ônibus, mais a viagem, mais a espera para o ferry demorou quase o dia todo. No final do dia estávamos até roucos!
Depois de tanta conversa, chegamos a Koh Samui. Nós não tínhamos reservado hotel e decidimos ir até a praia mais famosa para tentar a sorte por lá. Conosco, estava também uma russa na mesma situação. Ela estava procurando um lugar pra passar a noite porque no outro dia o marido ia chegar. Lá fomos nós, negociamos um taxi até o começo da praia de Chaweng (os deslocamentos em Koh Samui não são tão fáceis e você acaba ficando nas mãos dos taxistas que cobram caro e querem encher o carro de gente!). Descemos do taxi e fomos andando com as mochilas, nossa amiga russa com uma mala de rodinhas enorme, atrás de um hotel X que uma amiga dela tinha indicado. No meio do caminho fomos buscando outras opções (afinal ninguém conhecia o tal hotel), mas estava tudo cheio e bem acima do nosso orçamento. Até encontramos o tal hotel indicado pela amiga, mas a versão "budget" estava lotada, e o preço padrão era muito mais do que podíamos pagar. Lá pelas tantas encontramos um, o preço estava salgado, mas resolvemos ficar por uma noite e aproveitar a internet e o dia seguinte para encontrar outro. Janeiro é alta temporada na Tailândia, os preços ficam um pouco mais altos, pelo menos em Koh Samui, e é melhor reservar algum hotel com antecedência. Nós deixamos para procurar na hora, pensando que encontraríamos um preço melhor, mas chegamos à conclusão que não. Ok, viajando e aprendendo!
No dia seguinte, depois de muito caminhar, procurar um hotel no lugar errado e tomar um banho de chuva, encontramos um que estava dentro do nosso budget. Além disso, estava bem localizado (isso quer dizer que tinha um 7/11 bem pertinho, pois descobrimos que o 7/11 é a melhor conveniência da Ásia!), ficava bem no centrinho de Chaweng Beach, com fácil acesso à praia e uma pequena caminhada até os restaurantes locais (que são sempre ótimas opções de comida boa e barata, e você nunca sabe o que virá no seu prato, ainda mais com cardápios em thai!). Mas por estar bem no centro, também estava no meio da balada (para se ter uma ideia, tinha um cabaré bem na porta, cheio dos "ladyboys") e na cabeceira da pista do aeroporto (parecia que os aviões iriam pousar no nosso quarto!) digamos que nossas noites não foram tão bem dormidas (e olha que nós realmente podemos dormir em qualquer lugar).... Se você procura balada e agitação, Chaweng Beach é seu lugar em Koh Samui, agora se você quer um local mais sossegado vá para longe daqui! A praia é legal e bonita, mas tem um barzinho/hotel colado no outro, além das inúmeras barraquinhas de massagem (yes, masssaaaassse!). Tivemos um pouquinho de azar com o tempo, os 3 primeiros dias foram só de chuva, com isso resolvemos ficar mais dias para tentar aproveitar um pouquinho o sol. 
Ao estender nossa estadia em Koh Samui, aproveitamos também para mudar de praia (e de hotel), dessa vez fomos para o norte da ilha e ficamos na praia de Bang rak. Como já estávamos mais espertos, reservamos o hotel pela internet (conseguimos um com vista pro mar! Não era "pé na areia", mas dava pra tomar café na varanda vendo o mar! Ah, e tinha um 7/11 ainda mais perto!). Definitivamente, essa praia era bem mais a nossa cara. Tranquila, sem muito movimento e agitação, dava pra estender a canga numa boa, o mar calmo como uma piscina, sem baladas, sem avião e sem cabaré! Explorando as redondezas, descobrimos uma feirinha noturna com comidas locais (somos  loucos por comida de rua e de feira), a parte ruim é que era o último dia da feira. Conhecemos os restaurantes locais e o melhor bolinho frito de nossas vidas (ficamos viciados no bolinho frito, que a gente desconfia que seja de mandioca, mas não temos tanta certeza. O que importa é que era bom e barato!).
O restante dos dias em Koh Samui foram ensolarados, com direito a lindos pores do sol que assistimos do píer. Nós até olhamos alguns passeios, pensamos em alugar uma moto, mas no final das contas não fizemos nada disso e ficamos por conta de aproveitar a praia (até vimos uma cerimônia de casamento!). O interessante de sair do circuito turístico é que a viagem toma outra forma. Como não saímos para fazer todos os passeios (que é o que acontece quando estamos de férias) acabamos gastando nosso tempo indo ao mercadinho local comprar frutas, tentando conversar com a tiazinha que vende bolinhos fritos (a Dri queria a receita, mas a "fluência" em thai só permitia pedir os bolinhos e agradecer), descobrindo onde os locais comem e até pedir pra colocar um pouquinho mais de pimenta na comida (e se arrepender logo na primeira garfada!). Você acaba descobrindo que ao viajar por um longo período o seu ritmo é outro, não dá para ter o mesmo ritmo e fazer as mesmas coisas que numa viagem de férias. A rotina se torna viajar, e o seu olhar sobre os lugares vai mudando. Nós fazemos turismo também, mas muitas vezes trocamos passeios "imperdíveis" por uma tarde deitados na praia ou num parque. 
Gostamos de Koh Samui, mesmo com a chuva e com as noites mal dormidas! Foi diferente do que imaginávamos, mas foi muito bom passar uns dias na praia (e comendo os maravilhosos bolinhos fritos). E vamos seguir viagem, com ventos soprando em direção à Bangkok (dessa vez com hotel reservado!).

Chaweng Beach

Quando chegamos não tinha a placa da "massaaasseee"

Restaurante para turistas

Vai um espetinho de ovo aí?

Restaurante para locais (nossos preferidos!)

Sobremesa local, não sei o que é mas estava
uma delícia!

Bang rak Beach e nossa vista da varanda!

Feirinha! Pena que durou só um dia! Ah, qualquer espezinho
desses custava 5 centavos (de Real)

Bang rak Beach: bem mais a nossa cara!

Fala sério, dá vontade de sair daqui?

O píer do pôr do sol!

Matando a saudade das "mundanisses"! Um Chang pra fechar 
dia!



Teve bão!

Nenhum comentário: