Para viajar pela África escolhemos fazer um Overland, que é a maneira mais fácil de conhecer o continente (na verdade, uma pequena parte dele). Existem várias empresas que fazem Overlands, com os mais diversos itinerários e dias de viagem. Como nosso próximo vôo sairá de Nairobi, escolhemos um Overland de 42 dias, saindo de Cape Town com destino a Nairobi. Nós pesquisamos bastante antes de fechar com a empresa que escolhemos, as empresas são muito parecidas, claro que quanto mais caro mais conforto você tem, e para nos ajudar a escolher uma enviamos e-mails para as empresas pré-selecionadas (pelo itinerário e preço) com algumas questões que julgamos importantes para nossa decisão:
- As barracas estão incluídas no preço do Overland? (no nosso caso também nos certificamos de que a barraca seria somente para nós dois);
- A empresa fornece colchonetes juntamente com as barracas?
- Quantas pessoas estão incluídas na tripulação e se existe um cozinheiro?
- Qual o tempo de uso do caminhão? (o ideal é que não seja um caminhão tão antigo)
- Qual a disposição dos lugares no interior do caminhão? (pedimos fotos)
- Se existem tomadas dentro do caminhão para carregarmos os aparelhos.
- Existe um pagamento feito no local, e nesse caso, nossa dúvida era saber se esse valor poderia sofrer uma alteração muito grande.
- Quais seriam as chances da viagem não terminar dentro do prazo.
- Pedimos uma foto do caminhão.
Nós resolvemos dividir os posts do Overland em duas partes para que o post não ficasse muito grande. Nossa viagem também foi dividida em duas partes e em Victortia Falls entramos em outro caminhão. Sendo assim, bandeiras dos países e mapa da primeira parte da viagem:
África do sul
Namíbia
Botswana
Zimbabwe
A viagem começou com um tour por algumas favelas em Cape Town, com direito à visita a uma das casas, um mercado e um restaurante. Provamos também a cerveja local, de fabricação caseira e que jamais passaria pela aprovação da Vigilância Sanitária! A cerveja parece um leite fermentado, e é servida numa espécie de balde onde todo mundo prova um pouquinho. Almoçamos ainda em Cape Town e seguimos viagem rumo à Namíbia.
A costa oeste da África do sul também é muito bonita, bem diferente da costa leste. A região é bem árida, e também muito pouco habitada o que a torna ainda mais bonita. Os dois primeiros dias foram de viagens, e no segundo dia chegamos na divisa com a Namíbia, no rio Orange. Um lugar incrível: a paisagem desértica da Namíbia misturada ao rio, a vegetação verde que cresce próxima às águas do rio e as dunas áridas ao fundo!
Dos 21 dias entre Cape Town e Vic Falls (para os íntimos!), passamos 11 deles na Namíbia, e em termos de paisagem é um dos lugares mais impressionantes em que já estivemos. Um país grande com uma população pequena e um imenso deserto. Pode parecer que é monótono, mas mesmo o deserto apresenta variações que jamais imaginávamos ver. Passamos pelo Fish River Canyon, o segundo maior canyon do mundo. Subimos a duna 45 no deserto de Sossusvlei, e fizemos uma pequena caminhada pelo deserto, nós dois no meio daquele monte de areia que não acaba mais... As cores de Sossusvlei são incríveis! Passamos pelo Trópico de Carpicórnio. Fomos até a cidade de Swakopmund, uma pequena vila alemã no meio da Costa do Esqueleto. Enquanto Sossusvlei é um deserto de um vermelho incrível a Costa do Esqueleto é um deserto amarelinho, como imaginamos que são as dunas. O engraçado é que os dias em que estivemos em Swakopmund choveu e fez frio no deserto. Saindo da Costa do Esqueleto paramos num lugar chamado Spitzkoppe que nos lembrou muito o Outback australiano. Um lugar surpreendente no meio do nada... Passamos 3 noites no Etosha National Park, onde fizemos safari. Não vimos leões, mas vimos duas cheetas! De Etosha seguimos rumo à Botswana e fechamos a Namíbia comemorando o aniversário da Dri.
Ficamos somente 5 dias em Botswana, mas gostamos muito do que vimos. Os primeiros dias passamos próximo ao delta do rio Okavongo, que é o único delta do mundo que não desemboca no mar, o rio simplesmente desaparece. O overland oferecia um passeio opcional de dois dias pelo delta, mas nós optamos por não fazer e aproveitamos para descansar no camping enquanto o pessoal estava no delta. De lá seguimos para o Chobe National Park, onde fizemos mais safari e dormimos num "wild"camping no meio do parque! O parque é lindo, milhares e milhares de elefantes, dentre outros animais.
Finalmente chegamos em Vic Falls, onde ficamos o fim de semana todo. Claro que visitamos as cataratas que são espetaculares! É época de cheia e o volume d'água é impressionante! Sem dúvida Victoria Falls é desses lugares que vale muito a visita!
Assim, encerramos a primeira etapa de nossa viagem, não podemos deixar de dizer que muito da viagem foi o grupo. Tivemos muita sorte com nosso grupo, pessoas incríveis que vão deixar saudade. A grande maioria seguiu conosco até Nairobi, mas nos despedimos de 4 pessoas e não é fácil dizer até logo!
E vamos seguir viagem! Mais 21 dias de aventura por esse continente lindo...
Passeio por Cape Town
Provando a cerveja local
O kiwi no primeiro camping!
A primeira montagem da barraca a gente nunca esquece!
Orange River
Pôr do sol com vista pra Namíbia
A Namíbia e seus desertos
Fish River Canyon
Fish River Canyon
As dunas de Sossusvlei
Nosso camping em Sossusvlei
Equipe de corrida!
Swakopmund
Spitzkoppe
Nascer do sol em Etosha
Cheetah em Etosha
Comemorando aniversário na Namíbia
Claro que não podia faltar um brigadeiro!
Pôr do sol de presente!
O Okavongo
Mais um nascer do sol
Chobe! Alguém arrisca nadar nesse rio?
Vic Falls
E no fim tem um arco íris
Um comentário:
Muito bom este post, a África realmente me fascina, com certeza ainda farei um Overland desses.
Que os ventos continuem soprando a favor.
Beijos.....................Luiz Antonio.
Postar um comentário