Passagens: Vencida a parte do roteiro, o segundo passo são as passagens. Depois de muito pesquisar, decidimos comprar uma passagem de volta ao mundo, vendida pelas alianças das companhias aéreas. Como comentado no post anterior, as três grandes alianças possuem esse tipo de passagem. As regras variam um pouco de uma pra outra, mas basicamente você precisa dar a volta no globo num mesmo sentido (ou seja, se você sair do Brasil no rumo da Austrália deve caminhar sempre para Oeste, e vice-versa) e tem mais ou menos 1 ano para voar todos os trechos. Nós optamos pela Oneworld, foi a que melhor combinou nosso itinerário x preço. Abaixo seguem os sites das alianças, elas permitem que você faça simulações de vôos e preços (os preços são bem próximos da realidade e as tarifas não sofrem variações em função da demanda e/ou época do ano, pode confiar!):
- Oneworld: https://rtw.oneworld.com/rtw/
- Star Alliance: http://www.staralliance.com/pt/booking/book-and-fly/
- Skyteam:https://www.skyteam.com/pt-BR/Flights-and-Destinations/Round-the-World-Planner/
Por ser nossa primeira volta ao mundo (sim, nós nem viajamos e já estamos pensando nas próximas!) decidimos comprar a passagem de volta ao mundo. Pontos positivos: o custo x benefício é bom e facilita o planejamento. O ponto negativo é que a viagem fica um pouco engessada, mas tentamos deixar um espaço grande entre os locais para eventuais mudanças de planejamento.
Grana: Se você pensa que dar a volta ao mundo é coisa de milionário está redondamente enganado! Não, nós não ganhamos na Megasena, nem assaltamos o banco, nem recebemos a herança de uma tia distante que não tinha pra quem deixar a fortuna! Sim, nós fizemos um planejamento, guardamos dinheiro e vamos viajar com um orçamento restrito, mas beeeem viável. Vou explicar, o estopim da nossa decisão foi um dia que lemos uma reportagem que dizia mais ou menos assim: "Brasileiros dão a volta ao mundo pelo valor de carro popular" (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1281186-brasileiros-dao-a-volta-ao-mundo-em-bem-mais-de-80-dias.shtml). Opa! Vamos vender o nosso carro e viajar! Começamos a pesquisar e percebemos que a viagem iria caber no nosso bolso. Fechamos nosso orçamento em US$ 80,00 por dia o casal (este é um valor médio, pois existem países mais caros e mais baratos). E você nos pergunta, de onde saiu este valor? Basicamente, utilizamos duas fontes:
- http://kikiaroundtheworld.com/planejando-a-viagem/orcamento/
- http://vagabundoprofissional.com/2013/07/30/as-116-cidades-mais-baratas-para-mochileiros/
Com base nas duas fontes montamos nossa planilha de orçamento e estamos, desde já, contabilizando todos os gastos com a viagem (incluindo mochilas, roupas, câmeras, etc). A planilha também será nosso controle diário. Acreditamos que a volta ao mundo é possível e um planejamento bem pensado viabiliza qualquer viagem. Claro que cada caso é um caso, cada um tem o seu próprio sonho de viagem e seu próprio bolso, mas sempre queremos que a viagem caiba no nosso orçamento e não o contrário. Assim, podemos seguir pra onde o vento nos levar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário