Antes que comecem a pensar besteira, vamos explicar melhor. Khajuraho é uma pequena vila no interior da Índia, mais ou menos entre Varanasi e Agra e é conhecida pelos vários templos com algumas figuras em posições do kama sutra. Mas o que descobrimos é que, na verdade, os templos são de celebrações, com várias figuras dançando, tocando instrumentos musicais e também em algumas posições sexuais. Diríamos que são templos que retratam a alegria e o prazer! Até tem bem menos figuras em posições sexuais do que imaginávamos, mas ficou a fama. É importante também tentar contextualizar, muitas vezes o que é um tabu para uma sociedade pode não ser para outra. Talvez para a sociedade que construiu os templos o sexo não era um tabu e as imagens retratadas em posições sexuais eram tão comuns quanto as que estavam dançando. São sociedades diferentes, em tempos diferentes.
Chegamos em Khajuraho de manhã cedinho, não tão cedo quanto deveria ser, mas se tem uma coisa que é certa na Índia é que o trem vai atrasar! Já de cara percebemos que a cidade é bem mais tranquila e bem mais organizada (lembrando que estamos nos referindo ao padrão Índia). É bem pequenininha também, segundo ficamos sabendo, tem apenas 20.000 habitantes (e para o padrão Índia 20.000 habitantes é quase nada). Chegamos no nosso hotel, fizemos o check in e aproveitamos para descansar um pouco, afinal nós ainda teríamos 3 dias para explorar a cidade e os templos. Descansados, alugamos umas bicicletas e decidimos explorar os templos do sul, que são mais afastados. Para se ter uma ideia, são três "complexos" de templos: os do Leste, do Oeste e do Sul, totalizando 25 templos (já foram 85). Os templos do Oeste são os mais bem preservados e são os únicos que são pagos (250 rúpias por pessoa, ou 10 rúpias se você for indiano).
Começamos nossa pedalada e logo um menino veio se juntar a nós. É sempre a mesma conversinha, perguntam de que país somos, dizem que não querem nada, apenas praticar o inglês... Como já estamos espertos com a Índia, tentamos cortar qualquer pretensão de dar dinheiro e o Manu foi direto com o menino, já avisando que não daríamos dinheiro, mas que se quisesse nos acompanhar para praticar inglês, seria bem vindo. Ele insistiu que não queria nada e foi nos acompanhando e contando um pouco sobre os templos. São três templos que compõe o conjunto do sul e são de épocas posteriores aos do Leste e Oeste. Apesar de serem de uma fase de declínio da sociedade Chandela, os templos são muito bonitos e também bem impressionantes. O trabalho das esculturas é lindo, tudo muito bem desenhado e detalhado. O caminho que fizemos para chegar aos templos também foi demais. Como são mais afastados, para chegar até eles passamos por áreas rurais e uma vila pitoresca, um cenário bem bucólico. Como já imaginávamos também, o menino nos convidou para ir até a casa dele que nós seríamos muito bem vindos (outra conversinha bem manjada por aqui), nós agradecemos e seguimos para nosso hotel. É claro que no final ele pediu dinheiro, mas nós dissemos que não. Essa é umas das partes difíceis aqui da Índia, mas não dá pra ficar dando dinheiro pra todo mundo que vem com uma conversinha simpática senão suas rúpias vão embora.
No dia seguinte, a Dri teve um dia de rainha: sempre no trono! É difícil passar pela Índia sem algum efeito colateral. Pelo menos, não foi nada tão grave, só uns dias a base de coca-cola, água e torradinha sem manteiga. Como tínhamos dias de folga na cidade, não perdemos nada (fica a dica, reserve um dia de folga na Índia para possíveis efeitos colaterais!).
Passado o dia de rainha, no nosso último dia em Khajuraho fomos explorar os templos do Leste e Oeste. São todos muito bonitos, e mais uma vez, o trabalho das esculturas é espetacular! Os templos também estão muito bem preservados. Reparamos que muitos viajantes que encontramos não pretendiam ir a Khajuraho, mas sem dúvida nenhuma, vale a visita!
Seguindo viagem, lá fomos nós em mais um trem noturno rumo ao nosso último destino na Índia: Varanasi!
Pedalando pelas vilas!
Templo do sul
Paisagem em volta dos templos
Por do sol
Templos do leste
Detalhes das esculturas
Festividades!
Templo do oeste e o entorno
Criançada jogando cricket
Meninas voltando da escola
Cafezinho de despedida
A foto ficou meio ruim, mas só pra ter uma ideia da sleeper class
Nenhum comentário:
Postar um comentário