30 de agosto de 2015

A Turquia





O post de hoje começa com a história da bandeira da Turquia, conforme nos contou nosso anfitrião Mustafa. É mais ou menos assim: no final da Primeira Guerra, as forças européias queriam tomar a Turquia, que estava numa posição privilegiada no mapa, mas o império Otomano resistiu e lutou bravamente. Um dos principais conflitos foi numa região onde existe um rio, os soldados turcos começaram a ser dizimados e os corpos iam caindo no rio de tal forma a deixar a água em um tom avermelhado de sangue. Eis que uma noite viu-se no rio "vermelho"o reflexo da lua e da estrela, então em homenagem a esses soldados que morreram lutando desenhou-se a bandeira da Turquia (esse blog também é cultura, minha gente)!
Nosso último país da volta ao mundo, apesar de termos ido pra Geórgia depois da Turquia, mas voltamos para a Turquia para pegar nosso avião de volta para o Brasil, e assim esse país fechou a volta ao mundo (mas nossas viagens continuarão, digamos que fechou a parte1). E mesmo tendo desembarcado no nosso 11o. mês de viagem, o país não deixou de nos encantar.
A Turquia tem de tudo, desde os agitos de Istambul, às ruínas de Éfesos e muitas outras (só para se ter uma ideia, das 7 Maravilhas do mundo antigo, 4 estão, ou estavam, aqui), mesquitas, praias para todos os gostos, montanhas, paisagens surpreendentes como Pamukkale e a maravilhosa Capadócia. Paisagem, cultura, história, soma-se a isso um povo hospitaleiro (e que gosta de curtir a vida) e uma comida incrível (que está entre as Top 5 na nossa classificação de melhores comidas que provamos). Aqui tem de tudo um pouco, para todo gosto e bolso. Se seu negócio é compras, o Grand Bazaar é um prato cheio. Se é natureza, pode escolher se quer mar ou montanha. Se gosta de cidade, vai cair nas graças de Istambul. Se quiser se retirar no interior, é só escolher uma das vilazinhas para ser seu refúgio.
Uma coisa que nos chamou a atenção é que os turcos curtem a vida. Por todos os lugares que passamos, é comum ver as pessoas tomando o famoso çay (o chá turco), jogando gamão, rindo e fumando (para não fumantes o grande defeito da Turquia é a quantidade de fumantes, nos incomodou muito). Parques cheios, praias lotadas, pessoas aproveitando a vida mesmo! Ponto positivo para os turcos!
Sei que você deve estar aí se perguntando: "Curtindo a vida? Mas a Turquia não está em guerra?". A resposta é sim, existe uma guerra na Turquia, mas não é como aparece na TV (pra variar). Na verdade, existem conflitos numa área isolada, onde predominam os curdos. Essa área está na divisa com a Síria onde, infelizmente, atua o Estado Islâmico. O problema todo é que existe um grupo separatista, que acha que os curdos devem ter seu próprio território. Assim, com o pretexto de combater o E.I. o governo aproveitou para também combater esse grupo separatista, afinal estão todos numa área muito próxima. Bem, isso foi o que concluímos conversando com os locais, não temos absoluta certeza se a história é mesmo essa, mas é o que dizem por aí... Infelizmente, muitas pessoas estão sofrendo nessa região de conflitos, mas no resto do país só se sabe através dos noticiários. Então, assim como no Egito, não deixe de vir pra cá por causa das notícias bombásticas!
Tivemos muito contato com os locais aqui. Como fizemos dois couchsurfing, e ficamos 5 dias em cada, tivemos tempo de conversar bastante e entender melhor a cultura, a língua e se deliciar com a culinária turca. Em ambos, fomos recebidos de braços abertos e temos certeza que deixamos amigos por aqui! Lembranças que ficarão para sempre em nossa memória, experiências únicas que só locais podem proporcionar!
Falar da culinária turca é deixar todo mundo com água na boca. Ela vai muito além dos kebabs e döners. É muito variada, muito rica em sabores e temperos. Sem falar nos doces (googaí künefe pra ver ser eu não tenho razão), affe! Dá-lhe caminhadas pra manter o peso! 
É, a Turquia preenche um lugar grande no nosso coração e no nosso estômago também (ah, pide, kebab, künefe e cia...). Vamos porque temos que ir, mas queremos muito voltar!

Nenhum comentário: