19 de agosto de 2015

Capadócia

A Capadócia, ou Kapadokya para os turcos, é uma região bem grande que fica mais ou menos no meio da Turquia. É formada por várias cidades e vilas, e nós escolhemos como base a cidade de Göreme, que é uma das principais e fica no meio da Capadócia. A título de curiosidade, Göreme significa aquilo que não se pode ver, ou de difícil visualização. E a cidadezinha é bem assim mesmo, fica no meio do vale, quase escondida! Já na chegada começamos a nos encantar com a paisagem, e ao longo dos dias fomos descobrindo que é muito mais bonita do que imaginávamos.
O primeiro dia é sempre aquela coisa: procurar o hotel, descansar da viagem, pesquisar preços do passeio de balão (sim, apesar de caro este já estava previsto no nosso orçamento) e reconhecer o território. Nós optamos por fechar os passeios que queríamos pelo nosso hotel, que nos ofereceu o melhor preço. Além do balão, escolhemos fazer o conhecido green tour (ou tour verde), pois pelo que pesquisamos era um pouco difícil fazer por conta, apenas com transporte público. Agendamos o tour para o dia seguinte e o balão para o outro dia. Para quem pretende fazer o passeio de balão por aqui, muitas vezes os hotéis oferecem preços melhores do que aqueles oferecidos diretamente pelas próprias agências. Nós já tínhamos lido sobre isto e comprovamos. Os preços do passeio variam bastante e tudo depende do serviço que você quer: um café da manhã mais luxuoso, um champagne melhor no final, menos pessoas na cestinha, 1 hora ou 1 hora e meia de vôo. Nós optamos pela opção mais barata, 1 hora de vôo com 20 pessoas na cestinha, e pagamos 100,00 euros por pessoa. A média de preço é entre 120,00 e 150,00 euros por pessoa (os pacotes mais básicos), só para se ter uma ideia de valor.
Depois que acertamos os passeios, saímos para explorar a cidade. Como iria ser um passeio curto fomos de chinelo mesmo, o que foi um erro. Começamos pela cidade, depois resolvemos ir um pouco mais adiante, pegamos umas trilhas, subimos as montanhas (nós apelidamos de cupinzeiros, hehehe) e assistimos o pôr do sol de um dos pontos altos entre os milhares que existem por aqui! Os chinelos não foram apropriados, mas o passeio foi muito bom.
No dia seguinte, fizemos o green tour. Começamos o tour por um dos mirantes da região e seguimos para Derinkuyu, que é a maior cidade subterrânea da região. O passeio pela cidade subterrânea é muito legal. Os túneis, bem como o funcionamento da cidade, são super impressionantes! Nosso guia comentou que estima-se que até 22.000 pessoas poderiam viver lá dentro, caso fosse possível fornecer oxigênio a todos, mas acredita-se que no máximo, 800 pessoas possam ter vivido ali ao mesmo tempo. De lá, seguimos para o vale Ilhara, que possui uma paisagem bem distinta e surpreendente! Almoçamos à beira do rio, num lugar super agradável. A última parada de nosso tour foi o monastério de Selime, lugar onde também foi filmado um dos filmes do Star Wars. Outro lugar de tirar o fôlego! Um monastério todo cravado na rocha e que foi a segunda maior universidade da região. Chegou a ter 15.000 pessoas, entre alunos e monges. Incrível!
O terceiro dia na Capadócia foi o mais esperado dos últimos tempos (no caso da Dri, desde que ela era criança!), o dia do passeio de balão! Acordamos bem cedinho e ao sair do hotel já começamos a ver os balões subindo no horizonte. Primeiro, fomos até a agência onde foi servido o café da manhã. De lá, seguimos para o local onde o nosso balão estava sendo preparado. Todo o processo é legal, porque você vai acompanhando os outros balões também e fora que o céu se enche do colorido ao amanhecer. Começamos o vôo mais baixo, passando pelo meio de um dos vales. Aos poucos fomos ganhando altitude e subindo. O passeio é incrível, maravilhoso. Ver a Capadócia do alto é demais, muito lindo! Mais um sonho realizado! O pouso foi super tranquilo também, aliás os caras são muito bons porque o balão já pousa na carretinha. Depois do pouso fizemos um brinde e recebemos nossos certificados!
Na volta para nosso hotel o Manu viu uma placa no meio da estrada: Casa do Ziah (da novela, hehehe) e nós resolvemos dar uma chegadinha até lá pra conferir. Pelo que vimos, o local foi onde fizeram algumas cenas da novela, mas não deu pra ver muita coisa ou ter maiores explicações porque não tinha ninguém. E no final do dia, fomos até o ponto do pôr do sol para apreciar a vista.
No outro dia, saímos para fazer trilhas. São muitas, mas muitas na região. Dá pra passar muito tempo só andando de um lado pro outro. As trilhas são bem marcadas, mas as placas um pouco confusas. Mesmo assim, é bem tranquilo fazer por conta e tem muito o que explorar. Na parte da manhã, fomos até um vale, que tínhamos visto do ponto do pôr do sol, visitamos uma das inúmeras igrejas da região. Nessa época do ano é muito quente, então depois do almoço voltamos para o hotel e esperamos o sol baixar um pouco para sair de novo. No entardecer saímos de novo, dessa vez fomos em busca do Red/ Rose Valley. Andamos até o lugar onde supostamente seria o Rose Valley, mas a sinalização não é muito clara. De qualquer jeito, a paisagem é linda e qualquer trilha que você siga vai te levar em algum lugar incrível. Exploramos um outro caminho, também espetacular e subimos numa parte alta para apreciar o pôr do sol.
No nosso último dia, fizemos o check out no hotel e saímos para uma nova trilha. Um lugar próximo ao que exploramos no dia anterior, e onde acreditamos que seria o Red Valley. Mais uma trilha incrível, a paisagem é muito diferente e muda bastante. Além disso, você sempre encontra uma ou outra igreja que funcionava dentro das cavernas (ou cupinzeiros gigantes, hehehe!). A Capadócia é realmente impressionante, desses lugares únicos no mundo!

Vista do nosso hotel

Passeando pelos "cupinzeiros"



As pinturas das igrejas

Condomínio, hehehe




Começando nosso passeio pela cidade subterrânea

Responda à pergunta: "quantos japas cabem numa cidade
subterrânea?"

Ilhara Valley



Pausa para almoço

Monastério de Selime


Acordando às 5:00 horas para ver isso!




Não, não é o fundo de tela do seu computador!



Projac na Turquia. "Filma eu, Galvão"

Ah, Capadócia!


Nossas trilhas




Esse lugar é realmente incrível!

Nenhum comentário: