View Full Size Travel Map at Travellerspoint
Nosso mapa de viagem
Sabaidee é uma saudação no Laos e pelo que descobrimos serve pra tudo: bom dia, boa tarde, oi... Se pronuncia "sabaideeeeeee"com um grande sorriso no rosto. Aliás, sorriso no rosto é o que não falta por aqui. As pessoas são muito simpáticas e sorridentes, e assim como na Tailândia fomos bem recebidos por onde passamos (aliás, os sorrisos estão pelo sudeste asiático inteiro!).
O Laos é um país interessante e está numa fase de desenvolvimento muito forte, como já mencionamos em outros posts. Acreditamos que em pouco tempo o cenário por aqui será bem diferente. Ainda é muito pobre, uma boa parte da população vive nas vilas ribeirinhas e em outros vilarejos espalhados pelo país. A infra-estrutura, principalmente das estradas, ainda é muito precária e as viagens por aqui podem ser muito longas. Para se ter uma ideia, nosso plano era atravessar o Laos e cruzar a fronteira com o Camboja, mas vimos que seria mais rápido, confortável e barato pegar um ônibus para Bangkok e de lá outro para Siem Reap!
Mesmo tendo viajado pouco por aqui (sempre há muito mais o que explorar), gostamos do que vimos e em certos aspectos até nos surpreendemos bastante. Por exemplo, não imaginávamos encontrar tantos carros e camionetes nas ruas, carros grandes, caros e novos. Uma mostra de que a situação está mudando, pelo menos nas grandes cidades. As cidades também nos surpreenderam. Visitamos apenas duas: Luang Prabang e Vientiane, e as duas se mostraram bem mais estruturadas do que imaginávamos.
É notável a herança da época em que o país era um protetorado francês, principalmente na arquitetura e também na culinária. Comer pão francês (ou mini-baguete) com manteiga foi algo que jamais imaginávamos fazer no Laos e devemos dizer que o pão é delicioso. Tanto Vientiane quanto Luang Prabang, possuem inúmeros cafés com quitutes no melhor estilo francês, e mesmo nos lugares mais simples e locais o pãozinho é de qualidade.
Para quem quer fazer trilhas, escaladas e ficar em contato com a natureza, o Laos é o lugar certo. São inúmeros passeios e muitos alegam ser um "turismo responsável". Nós não sabemos dizer o quão responsáveis são esses passeios porque só fizemos a descida do rio Mekong e visitamos uma cachoeira próxima a Luang Prabang, mas esperamos que sejam mesmo e que o país se desenvolva de forma sustentável.
Foi uma passagem rápida, ficamos apenas 10 dias, mas gostamos do que vimos! Claro que ficaram vários passeios para uma outra oportunidade, mas o que mais tínhamos vontade de fazer era a descida do Mekong e, sem dúvida, superou nossas expectativas. Sabaideee, Laos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário