Você deve estar aí pensando que Salzburg fica na Áustria, que por sua vez fica na Europa e a Dri e o Manu não planejavam ir pra Europa, certo? Pois é, pra quem não ia pra Europa a Áustria é o quinto país que visitamos no continente, mas devemos dizer que não podíamos deixar de vir aqui. Recebemos um convite muito especial da Theresa e o Hannes, um casal de austríacos que ficou hospedado em nossa casa ano passado (nós já falamos que se não querem nossa presença, não nos convidem. Se convidar a gente vai mesmo, hehehe!) e cá viemos nós.
Além de revê-los (que por si só foi muito bom), ainda conhecemos a charmosíssima Salzburg (terra da Noviça Rebelde, ah, e do Mozart também) e fizemos um passeio até Hallstatt, numa região considerada Patrimônio da Unesco. Não só Hallstatt é muito linda, como toda a região vale a visita. Existem muitos lagos e, claro, montanhas! Uma vez na Áustria, faça como os austríacos, sendo assim lá fomos nós fazer uma pequena trilha até o topo da montanha para apreciar a vista da vila e o lago.
Nossos dias em Salzburg foram deliciosos e bem tranquilos. O tempo é bem inconstante e chove quase todo dia, mesmo assim aproveitamos muito (aliás, se tem uma coisa que não nos incomoda é o tempo, afinal não temos como controlá-lo). A cidade por si só já é um encanto. O centro histórico é fechado para carros, então aproveite para bater perna por ali. A cidade é pequena e fácil de se localizar. Se estiver com preguiça de explorar tudo à pé, vá de bike! Nós aproveitamos as bicicletas de nossos anfitriões e pedalamos o tempo todo (por isso não temos maiores informações sobre aluguéis de bike). A cidade possui várias ciclovias, parques lineares e mesmo onde não há ciclovia, há respeito. Dá pra pedalar tranquilamente, tem até um excesso de sinalização. É importante ter lanternas sinalizadoras nas bicicletas, para não tomar multa. Se você optar por utilizar o transporte público, vale comprar o passe de um dia, pois uma passagem simple de ônibus ou trem custa 1,70 euros e o passe de um dia custa 3,40 euros.
Nós visitamos vários lugares onde "A Noviça Rebelde" foi filmado (foi um pouco coincidência, mas visitamos). Visitamos os jardins do Castelo de Hellbrunn (onde se passam várias cenas do filme), não entramos em nenhum dos seus museus, mas a visita aos jardins já valeu a pena. Se você pretende visitar os museus vale a pena comprar o guia completo com várias atrações.
Também visitamos o Castelo/ Fortaleza da cidade, que fica bem no alto. É um dos maiores castelos da Europa e gostamos muito da visita. A vista é lindíssima e o castelo é muito interessante. O ingresso dá direito a entrada nos museus do castelo e mais a subida pelo funicular (nós fomos de bicicleta, uma bela subida!). No centro, visitamos a Igreja do Domo que foi uma surpresa para nós. A igreja é muito bonita, a ornamentação é toda em pintura e a visita é gratuita (você pode fazer uma doação se quiser).
Além de curtir a cidade, nós também curtimos muito os jantares com nossos amigos! Tivemos a versão brasileira para uma comida alemã, comida thai, comida típica austríaca e pizza! Sempre acompanhados de uma boa cerveja ou um bom vinho e um ótimo papo!
Mais um lugar que não estava nos nossos planos iniciais, mas que valeu muito a visita!
Reencontros pelo mundo!
Sim, nós subimos a montanha!
Vista da vila de Hallstatt
Hallstatt: patrimônio da Unesco
Salzburg
A terra de Mozart
Nossas andanças de bike
Terra da Noviça Rebelde também
Refeição predileta: salsicha, chucrute e cerveja
Castelo de Salzburg
A vista da cidade
Não é linda?
Mais um jantar delicioso! Hannes e Theresa obrigado por tudo!