18 de junho de 2015

Kandern

Continuando nossa "não ida para a Europa", pegamos um vôo em Lisboa em direção à Frankfurt. Lá encontramos a mãe da Dri, mais 2 tias e uma prima/tia (sim, podem ter pena do Manu no meio dessa mulherada toda, hahah!). O motivo da ida à Alemanha foi o mesmo da ida à Portugal: um casamento. Mais uma reunião de família e encontros com pessoas queridas!
Nosso primeiro ponto de parada foi uma vilazinha ao sul do país, próxima a tríplice fronteira entre Alemanha, Suíça e França. Como estávamos em 6 pessoas alugamos uma casinha e passamos deliciosos dias. A escolha do lugar foi por estar perto de Freiburg (local do casamento), e ao mesmo tempo possibilitar pequenas viagens pela região, inclusive viagens à Suíça. Uma dica para quem quer conhecer a Suíça com economia é ficar hospedado na Alemanha e cruzar a fronteira todos os dias (ah, não deixe de levar a própria comida, comprada em supermercados alemães!), as estradas são ótimas e uma cidadezinha, como Kandern, está a mais ou menos a uma hora e meia de carro de várias cidades turísticas na Suíça. E assim fizemos, passamos 5 dias em Kandern e cada dia visitamos uma cidade diferente.
O primeiro dia aproveitamos para conhecer a nossa vila e arredores. Visitamos a cidade de Lorrach que é um charme. A princípio até achamos que fosse grande demais e com poucos atrativos, mas o centro histórico é charmoso e bem movimentado. Também fizemos uma pequena trilha, já em Kandern mesmo e aproveitamos para fazer as compras de supermercado.
No dia seguinte fomos a Lucerna. Optamos por ir pelas estradinhas vicinais, passando pelas vilas e apreciando o típico cenário suíço: lagos, alpes e vacas pastando! Lucerna é uma cidade muito linda, em volta do lago e com uma vista maravilhosa para os alpes. A cidade é bem turística também, mas é fácil fazer um roteiro por conta, basta ir até o centro de informações e pegar um mapa com a rota sugerida para a cidade. A rota é fácil de fazer e rapidamente você anda pelos principais pontos. 
Nossa terceira cidade escolhida para o passeio foi Zurich, que não é a capital da Suíça (assim como Estocolmo também não é a capital, hahaha). Chegando a Zurich vimos uma cena engraçada (pelo menos pra gente): uma Maserati quebrada no farol! Hã?! Tipo de coisa que só na Suíça mesmo! Nós fizemos um free walking tour pela cidade, que foi muito legal (como sempre) e recomendamos. Andamos pelo centro histórico, pela 5a. Avenida de Zurich e curtimos o dia. A cidade é linda e muito, muito rica. Acho que para nós foi até um pouco chocante ainda mais porque nós viemos da África e do Sudeste Asiático. O mundo é cheio de contrastes mesmo, e infelizmente a desigualdade social é um imenso buraco. Mas enfim, a realidade é essa e cabe a nós buscarmos uma maneira de minimizar, ou pelo menos fazer nosso melhor para isso. Viajar por lugares tão diferentes nos faz refletir sobre tudo, inclusive sobre nós mesmos. Muda a maneira como enxergamos o mundo, mas também muda muita coisa que enxergamos em nós mesmos. 
No dia seguinte resolvemos fazer uma viagem menor e fomos conhecer a pequena cidade de Colmar, na França (que por sinal é uma das 10 vilas mais fofas da Europa, segundo algum ranking!). Acho que Colmar foi uma surpresa para todo o grupo. Não sabemos quem montou o ranking das vilas mais fofas da Europa, mas dá pra acreditar que Colmar está entre elas. A cidade é muito linda, muito charmosa, muito deliciosa. Andamos por ela o dia inteiro, aproveitamos a culinária francesa e claro, vinhos da região! Se você for até Colmar não deixe de ir no mercado municipal. Além de ser lindo, dá vontade de comprar tudo e lá você encontra queijo Brie mais barato que queijo Minas, hahaha! Nós adoramos Colmar e recomendamos a visita.
A última cidade (pelo menos dessa primeira etapa) que visitamos foi Berna (agora sim, a capital da Suíça). Nós (Dri e Manu) estávamos curiosos para conhecer a cidade por causa do livro "Trem noturno pra Lisboa". Além de reconhecer vários lugares citados no livro, a cidade nos encantou (aqui podemos dizer que foi o grupo todo!). Fizemos um pic nic na beira do rio, andamos pelo centro antigo, vimos o relógio astronômico, enfim, aproveitamos a cidade. O centro antigo é pequeno e muito fácil de andar. Qualquer dúvida também é só ir até o centro de informações e pegar um mapa com as indicações de roteiros pela cidade. Mais uma vez, é uma cidade para curtir, caminhar sem pressa e sem muito rumo, afinal qualquer vista é bonita!
Viemos para Kandern sem muito roteiro nem programação, alugamos a casa porque estava bem localizada e tinha o melhor preço da região próxima a Freiburg. No final das contas nosso roteiro foi ótimo, uma opção econômica para quem quer visitar a Suíça (pelo menos a parte norte) e outras coisitas mais. A região toda é linda e ótima para quem quer descansar. E vamos seguir viagem, afinal ainda temos uma prima para casar!

Um brinde ao reencontro! Matando as saudades...

Kiwi socializando em Kandern

Lorrach

Lucerna e Jean Nouvel

A tchurma!

A ponte de Lucerna

Pic nic na escadaria da igreja

O Leão de Lucerna, talvez a escultura mais melancólica que
já vimos. Vale a visita!

Lago + alpes = Suíça


Zurich

Zurich é linda!

O rio é limpo, tipo água potável

Dri matando as saudades da mamãe



Selfie com mamis e tias!

Colmar

A pequena Veneza de Colmar

Não é um charme?!

O mercado municipal

Aproveite a promoção do croissant e do 
queijo brie!

Pelas ruas de Colmar


Pic nic em Berna


Vista da ponte, um dos cenários do livro
(só que no livros era inverno e chovia)


O centro antigo

O relógio astronômico

Aproveitando o dia de sol

Nenhum comentário: