24 de junho de 2015

A Alemanha





A Alemanha é sensacional! Na nossa opinião existem os japoneses, os alemães e o resto do mundo (nós ainda não conhecemos os países nórdicos, pode ser que essa lista aumente). É impressionante e admirável a capacidade de reconstrução e de organização desse país. Como diria nosso querido amigo Arthur: "a grande diferença dos alemães é que eles se tratam como adultos". E é assim mesmo, o que não é permitido não é e ponto, não existe um "jeitinho", uma maneira de furar a regra. Talvez seja esse o segredo da recuperação após a segunda guerra e depois da reunificação. É de se admirar que a 70 anos atrás o país foi destruído e dividido, e hoje é uma das maiores potências econômicas no mundo. É impressionante como tudo funciona e como tudo é organizado (até os canteiros de obra são organizados).
Nossa experiência aqui também foi muito interessante. Nós ficamos hospedados em uma vila bem no sul do país, depois numa casa de fazenda na Floresta Negra e por último num apartamento no bairro da moda em Berlim. Fizemos compras diretamente do produtor até numa loja badalada em Berlim (no caso da loja, Dri e Manu só observaram as compras!). Essa diversificação foi legal para nos dar uma ideia das diferentes partes do país, é claro que o país é grande e nós só visitamos uma pequena parte, mas já deu pra sentir um gostinho de como as coisas são por aqui. Tivemos também a oportunidade de conversar com pessoas daqui, que nos contaram um pouco de suas histórias, e também brasileiros que vieram morar aqui. É claro que existem as dificuldades, como em todos os lugares do mundo, mas de maneira geral as pessoas estão bem satisfeitas com o país. 
Como arquitetos, também não podemos deixar de comentar como a arquitetura nos encantou! E não só pela beleza, mas também pela qualidade dos acabamentos (aqui vale a expressão "bem acabado"!). A arquitetura tradicional encontra o que há de mais novo e elas "conversam"muito bem. Ainda na nossa área, mas no lado do urbanismo, o que nos chamou atenção nas cidades foi a locomoção urbana. Você deve está pensando que isso não é coisa de arquiteto, mas devemos dizer que sim, sempre observamos a maneira como as cidades são utilizadas. As bicicletas estão incorporadas como meio de locomoção urbana, isso fica claro em cidades como Berlim, mas também no interior. Por todo lado as pessoas andam de bicicleta, inclusive existem ciclovias entre cidades! E você percebe que as bicicletas fazem parte da vida das pessoas quando vê alguém indo para o trabalho de terno, gravata, pasta e na bike. Também não foi incomum ver mulheres arrumadíssimas, de salto fino, pedalando por aí. Mas o que mais chamou atenção no uso da bicicleta foi o respeito de todos para com todos!
A Alemanha não estava nos nossos planos, mas ficamos muito felizes em conhecer o país (a Dri gostou muito, principalmente por ser a terra de seus antepassados)! Tivemos a oportunidade de estarmos presentes no casamento de uma prima, e assim manter os laços familiares. Além de ter sido uma delícia reencontrar a família, matar a saudade da mãe e das tias! Sem dúvida um país admirável, que deixou um gostinho de quero mais!
PS: Andando pelo país, encontramos mais um gol da Alemanha, hehehehe! (piadinha infame, mas não podia deixar passar...)

Nenhum comentário: