Antes de falarmos dos números, vale esclarecer um ponto muito importante para o total entendimento dos mesmos.
Nossa viagem possui certa flexibilidade quanto aos destinos e datas (a flexibilidade não é total uma vez que optamos pela passagem "round the world ticket" da One World, conforme explicado em de nossos primeiros posts), mas o plano inicial é nossa "base-line" para comparação entre despesas previstas e realizadas. Voltamos a lembrar disto para dizer que o Overland na África, período de maiores custos previstos de nossa viagem, estava previsto para acontecer entre os dias 27 de abril e 07 de junho de 2015, mas acabamos por antecipar esta etapa da viagem para o período que vai de 04 de abril a 18 de maio de 2015. Isso acabará por se refletir em uma antecipação de aporte em 23 dias, e as conseqüências serão mostradas nos parágrafos e gráficos que seguem.
A boa notícia é que prevíamos gastar uma média de US$ 200,00 o casal, por dia, mas nossa média para o período foi de US$ 163,24! Isso significa dizer que ao final do período previsto para o Overland da África, no dia 07 de junho, deveremos incorporar uma economia de US$ 36,76/ dia para um período de 42 dias! Isso deverá ajudar em nossa recuperação da margem entre o previsto e o realizado que vinha caindo durante o período que estivemos no sudeste asiático.
Por outro lado, com a antecipação de nossa viagem à África passamos um período (5 dias, para ser exato) no vermelho. já que entre os dias 04 e 27 de abril estávamos apresentando um gasto médio diário de US$ 163,24 frente a uma previsão que girava próxima aos US$ 90,00 por dia.
Entrando no vermelho entre 24 e 30 de abril
No entanto, a boa notícia é que a partir do dia 28 de abril, foi dado início à recuperação de nossas contas, pois a economia diária de US$ 36,76 começa a se fazer presente.
Fato é que nossa margem, ao final do Overland pela África, ainda apresentou uma queda, pois terminamos com uma diferença positiva de 2,35% entre o realizado e o previsto, frente aos 5,28% com que terminamos nossa passagem pela África do Sul. Ainda assim, nossa perspectiva para as próximas etapas é extremamente otimista, uma vez que temos até o dia 07 de junho previsão de gastos diários de US$ 200,00 (ainda referente ao período previsto para o Overland), mas que não deverão ultrapassar os US$ 100,00.
Nossa margem na montanha russa, mas com tendência de melhora
Quanto aos gastos apresentados, vale lembrar que um período sempre acaba incorporando gastos referentes ao período subsequente, uma vez que sempre temos que adiantar gastos com transporte e eventualmente, acomodação para os próximos trechos. Assim sendo, pode-se observar que no primeiro dia do Overland, gastamos uma total de US$ 546,71 referentes à passagens de avião que nos levarão de Londres a Lisboa, e posteriormente a Frankfurt (como dissemos, nosso roteiro admite alguma flexibilidade, e dado alguns compromissos familiares, acabamos nos decidindo a ir para a Europa, mas esse é assunto para ouro post), além da reserva de 6 noites de acomodação na Alemanha pelo air b&b.
Assim, da mesma forma que o trecho da África do Sul incorporou os gastos com o visto do Malawi, para o Overland, o Overland incorporou gastos referentes à nossa ida à Europa. Podem-se observar em nosso gráfico de gastos diários, alguns outros picos de gastos, mas em sua maioria, referem-se aos gastos com os vistos ao cruzarmos as fronteiras entre os países. A exceção diz respeito ao período entre os dias 07 e 09 de junho quando estivemos em Zanzibar e onde a estadia, transporte dentro da ilha e a alimentação não estavam incluídas no preço do Overland.
Percebe-se no gráfico de gastos diários,o descompasso entre a
previsão do Overland e o período em que acabou por ser executado
previsão do Overland e o período em que acabou por ser executado
Quanto à distribuição dos gastos, o Overland acabou por apresentar-se como um período bem particular uma vez que o próprio Overland acaba por ser um pacote turístico fechado que inclui boa parte da alimentação, da hospedagem e do transporte. Por isso o item "tours" representa 78,19%. Os gastos com transporte, basicamente representam as passagens de avião que compramos durante este período, mas que referem-se à próxima fase de nossa viagem pela Europa, sobre as quais já falamos nos parágrafos acima. O item "others" representa basicamente os gastos com vistos e nada mais além disso. Já os 5,40% com alimentação, representam nossos gastos com cerveja, frutas e petiscos que tivemos pelo caminho. E os gastos com acomodação referem-se aos custos dos hotéis em Zanzibar assim como à reserva de estadia que fizemos para a Alemanha.
O "tours" diz respeito ao Overland em si
Dessa forma, o balanço referente às nossas contas na África foi bem positivo, e os efeitos deverão ser sentidos no dia 07 de junho, data inicialmente prevista para o final do nosso Overland. Aguardaremos este dia para contabilizar os resultados.
Quanto aos custos do Overland, o que podemos dizer é que para fazê-lo de forma mais econômica do que fizemos, será muito difícil. Abrimos mão de muitos passeios, como o Delta do Okavongo, que nos custaria US$ 180,00/ pessoa, e do passeio pela planície do Serengueti, que nos custaria mais US$ 500,00 / por pessoa, e definitivamente estragaria as nossas contas de vez. Assim, nossa sugestão é para que pesquisem as empresas que oferecem os serviços de Overland, e escolham pelo preço, pois o serviço apresentado pelas principais companhias não difere muito (os roteiros são basicamente os mesmos, e a qualidade dos caminhões e barracas são muito similares). Fizemos com a "ATC - Africa Travel company" e não temos muito do que reclamar, mas empresas como a "G advertures" e a "Acacia" são bastante recomendadas, e vimos muitos caminhões destas empresas pela estrada.
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