Inicialmente Portugal não estava em nossos planos, mas
fizemos uma alteração no percurso por um motivo muito especial: o casamento de
um primo do Manu. A família paterna do Manu é portuguesa e para nós o país é
nossa segunda casa. Ficamos 10 dias no país por conta de rever a família e
matar a saudade!
Como a família está espalhada pelo país, acabamos passeando
um pouquinho também.
Portugal é um ótimo destino na Europa. É um país barato
(para os padrões europeus, claro que não se compara com o sudeste asiático), o
clima também ajuda, já que é um dos países mais quentes da Europa, além de ter
muita história e a facilidade da língua. Ah, não podemos esquecer da comida!
Come-se bem e muito (mas muito mesmo, principalmente se você visita algum
familiar!).
O casamento foi no Porto, e nós somos suspeitos para falar
da cidade, que além de linda é muito charmosa. O centro está bem conservado e a
área da ribeira, às margens do rio Douro, é um capítulo a parte. Dessa vez não
visitamos as caves onde são fabricados os vinhos do Porto, mas é uma visita legal para quem vai a cidade. Se quiser economizar, procure as caves menos famosas, que não estão logo na beira do rio, são mais escondidas e mais baratas também. Outro passeio que já fizemos e
recomendamos é o passeio de barco pelo rio Douro. Você vai de barco até uma
cidadezinha, chamada Régua, e volta de trem (ou vice-versa). O passeio é lindo, bem turístico (claro!), e também fica fora do orçamento de mochileiros, mas se você estiver de férias, ou se seu budget permitir, vale a pena fazer.
Do Porto fomos para a região próxima a Serra da Estrela, e nos hospedamos em Trancoso. Esta é outra cidadezinha que recomendamos a visita. Fica um pouco fora do circuito turístico de quem vai a Portugal, mas possui um dos castelos mais bem conservados do país. A vila também está muito bem conservada, tem boas opções de hotéis e restaurantes, além de ser mais baratas que as cidades tradicionais de visita, como Lisboa, Porto e Fátima. Reserve um dia para explorar a cidade e mais alguns para região da Serra da Estrela.
De Trancoso, seguimos para a Figueira da Foz, para uma visita de família, mas no meio do caminho paramos em Coimbra. Dessa vez, fomos a Coimbra apenas para visitar Portugal dos Pequeninos. Para quem viaja pelo país com crianças é uma ótima opção. Portugal dos Pequeninos foi criada na época do governo do Salazar, e o intuito era criar um centro de estudos de arquitetura mundial e portuguesa. Hoje, funciona como um parque infantil, com exemplares na escala das crianças (e da Dri também!) da arquitetura do país e das colônias. Coimbra também oferece muita diversão para os adultos. A cidade possui uma das universidades mais antigas da Europa (visita imperdível para quem vai a cidade) e vive o clima de cidade universitária. Como toda cidade universitária, as opções de bares e restaurantes (acessíveis) é grande. Recomendamos também assistir a um show de Fado de Coimbra. Nós fomos a um (há dois anos atrás) dentro de uma capela, foi uma experiência muito legal.
A Figueira da Foz não é uma cidade turística, mas nós temos um carinho todo especial por essa cidade. Além da parte familiar, a cidade é bem charmosa, também tem ótimas opções de restaurantes (mas isso é um padrão em Portugal!), um mercado municipal que está inteiramente renovado. Vale uma visita, nem que seja de passagem. Ah, e não deixe de tomar um cafezinho no Café Brasil, tocados pelo simpaticíssimo casal Sr. Sequeira e Sra. Alete. Não deixe também de provar as deliciosas torradas acompanhadas de U-cal, gelado ou aquecido.
E finalmente chegamos a Lisboa. Dizem que o Porto e a maior vila do mundo e Lisboa é a menor metrópole do mundo, e nós achamos que é um pouco por aí mesmo! Lisboa tem tudo que uma metrópole pode oferecer, só que é pequena! A cidade é linda, vibrante, para todo gosto e todo bolso. Tradicional em algumas partes, moderna em outras, Lisboa é o tipo de cidade apaixonante que sempre deixa um gostinho de quero mais. É até difícil listar tudo o que tem pra fazer na cidade, mas reserve de 4 a 5 dias pra aproveitar bem. E se quiser encontrar a cidade em festa, esteja por lá no dia 13 de junho (dia de Sto. Antonio, padroeiro da cidade). A cidade vira uma festa só, nós já passamos um 13 de junho por lá e foi muito divertido. Só reserve a hospedagem com mais antecedência para não correr o risco de pagar mais caro (não porque eles aumentam os preços, mas mais por falta de opção mesmo!).
Completando o circuito pela terrina, nós também recomendamos uma visita a Marvão e Monssarraz, no Alentejo. As duas são cidades medievais, construídas no alto do morro, com vistas maravilhosas e muito bem conservadas!
Como dissemos, Portugal é nossa segunda casa, visitar o país é sempre uma delícia. Aqui come-se muito bem e sempre em muita quantidade! Uma ótima opção de destino na Europa. E vamos seguir viagem, ainda em clima de família, aproveitando para matar as saudades! Adeuzinho, Portugal!
Pelo centro do Porto
A ribeira
Vista de Vila Nova de Gaia
Trancoso, que não é na Bahia!
O castelo
Pôr do sol em Trancoso
Vista da muralha de Trancoso
Portugal dos Pequeninos
Feito para crianças e pra Dri
Diversão para os "pequenos" em Coimbra!
Ah, Lisboa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário