View Full Size Travel Map at Travellerspoint
Israel é um país incrível! Pequeno, fácil de viajar utilizando transporte público, cheio de história e com muito o que visitar. Nós passamos apenas 10 dias no país, não foi suficiente (claro!), mas pelo menos tivemos contato com pessoas bem diferentes e que nos contaram um pouco de suas histórias e da história do país também. Conversamos com um judeu que nos contou muito da história (mesmo que resumida, claro) e nos mostrou o lado do povo judeu. Andamos pelas ruas de Belém e pudemos ler e ver o lado dos palestinos (infelizmente não tivemos contato com ninguém que pudesse nos falar do seu lado da história), aqui também vimos como é o dia-a-dia de quem tem que cruzar a fronteira Israel/Palestina. Também tivemos a oportunidade de conversar com quem é israelense, mas não é judeu e vimos que a vida deles também não é tão fácil. O estado teoricamente (deveria) ser laico, mas a realidade é bem diferente. Como principal partido é judeu, as leis que se aplicam também são, com isso duas pessoas só podem se casar oficialmente se o casamento for religioso. Não existe um casamento civil em Israel. Muitas vezes uma pessoa pode ser mal vista, ou até nem aceita, por optar não seguir nenhuma religião (ou simplesmente por não ser judeu). São questões delicadas e que não fazem sentido, principalmente por ser um povo que sempre lutou e sofreu tanto por ser segregado. Era de se esperar que o Estado de Israel acabasse com essas diferenças, integrasse e acolhesse todos, independente de religião e origem. São questões delicadas e nós só esperamos que um dia tudo se resolva, e que esse dia chegue logo!
Israel também é impressionante! Não temos como negar os benefícios e benfeitorias feitas pelos judeus depois que foi criado o Estado de Israel. Para todos os lados do país é possível ver plantações, muitas estufas espalhadas por aí. E sim, no meio do deserto! É de cair o queixo... O país investe muito em tecnologia e pesquisa, tanto que você vê muita gente de fora que vem fazer pesquisas aqui e também o contrário.
São muitos anos de história pra todo lado. Sempre, em algum momento, a história passou por aqui. É engraçado porque vários lugares do mundo tiveram seus apogeus e depois ficaram "esquecidos" de certa forma, mas Israel não, principalmente Jerusalém. A cidade sempre foi alvo de alguma conquista, batalhas, povos que chegaram para ficar, outros que passaram apenas algum tempo. Foi destruída, reconstruída. Sofreu invasões, guerras. E continua ali, se reinventando, se reerguendo, unindo e separando tudo e todos. Um lugar onde a fé está nas ruas e é expressada das mais diversas formas e por todas as idades. Não tem como não se emocionar, independente da crença ou até mesmo para quem não professa nenhuma crença.
Israel é um pedaço de terra onde tudo acontece. Você vai encontrar de tudo e de todos. Belas paisagens, desertos áridos, praias deliciosas, montanhas. Lugares onde você encontra a paz e outras zonas de conflito. Uma coisa é fato, não é o tamanho do país que determina tudo o que pode ser visto e feito por aqui! Shalom, Israel e até uma próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário