View Full Size Travel Map at Travellerspoint
Nosso mapa de viagem na China (como consideramos Hong Kong outro país, não aparece no mapa!)
A China foi uma grande surpresa para nós. Estávamos apreensivos, e esperávamos bem menos do país e, principalmente das pessoas. Os chineses nos surpreenderam muito! Por onde passamos fomos muito bem recebidos! É verdade que os chineses cospem no chão, na verdade não é que eles cospem, eles escarram, puxam do fundo da alma. No começo você fica chocado, e mesmo depois de um tempo ainda não se acostuma. Mas daí dizer que eles não têm educação é outra história. Cuspir faz parte da cultura deles, assim como arrotar, não estou aqui defendendo, nem achando normal, é apenas algo diferente da nossa cultura... A questão do arrotar também é engraçada, eles fazem isso em público, alto e sem o menor pudor, hehehe! Também é outra diferença cultural.
A questão das filas nos chamou atenção. Pensávamos que fosse bem pior, mas parece que com as olimpíadas as coisas mudaram por lá e os chineses estão respeitando as filas sim! Claro, tem um outro que quer furar fila, ser mais esperto que o outro, mas a maioria respeita bem.
Mas o que nos encantou mesmo nos chineses foi a receptividade! Eles gostam muito de estrangeiros e somos muito exóticos para eles. Mesmo com a dificuldade da língua, eles tentam conversar com a gente (claro que eles sempre abordam em chinês, afinal uma boa parte do mundo fala chinês). As pessoas tentavam nos entender, nós percebíamos o esforço que elas faziam, mesmo parecendo impossível. A comunicação muitas vezes era através de desenhos, mímicas, um pouco de inglês e por aí vai... Mas a linguagem universal mesmo é o sorriso! E recebemos vários, quer fosse de agradecimento ou de boas vindas!
A China é impressionante! O país tem proporções astronômicas em todos os sentidos. Pra começar, qualquer cidadezinha da China tem 1 milhão de habitantes! São prédios e mais prédios por todo canto. Por outro lado, quando você passa por alguma zona rural, as plantações são de se perder de vista. A impressão que se tem é que a China não está de brincadeira, e quando decide fazer alguma coisa não há quem segure. Não estamos aqui discutindo os métodos, até mesmo porque consideramos muitos deles questionáveis (por exemplo, a falta de preocupação com o meio ambiente, segurança, etc), mas não se pode negar que a China é um país que produz, e produz em grande escala. A Dri costuma dizer que a China é a fábrica do mundo.
Outra grande surpresa foi a culinária. Esqueça tudo o que você achava que era comida chinesa, incluindo biscoitos da sorte e rolinhos primavera. É isso mesmo, os chineses não comem biscoitos das sorte e rolinho primavera é algo que raramente eles fazem. A comida é muito diferente do que é vendido no resto do mundo como "comida chinesa". É muito mais saudável, muito mais variada e com muito menos fritura do que se imagina. Claro que se come muito arroz e muito noodle, mas a variedade dos pratos é bem grande. Nós encontramos várias semelhanças entre a comida chinesa e a brasileira, desde a maneira de servir e dividir os pratos até o conteúdo deles em si. Muitas coisas que europeus e americanos torcem o nariz, nós brasileiros e os chineses comemos com bom grado! Como por exemplo, espetinho de coração de galinha. A diferença é que se come com os "chop sticks" ao invés de garfo e faca.
Como dissemos no começo a China nos surpreendeu muito e gostamos muito do que vimos por aqui. Mas mais do que o que vimos, as pessoas que cruzaram nosso caminho fizeram toda a diferença. É um país que recomendamos e que queremos voltar um dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário