4 de abril de 2015

Hong Kong

A viagem de trem de Shanghai até Hong Kong foi um tanto quanto animada! Na verdade nosso trem parou em Guangzhou e de lá pegamos outro até Hong Kong. O nosso vagão estava em festa! Tinha uma turma comemorando o aniversário de alguém, e levaram toda a festa com eles. Era frango (principalmente os pés), bebidas (uma espécie de cachaça chinesa com alto teor alcóolico), e mais um monte de tranqueiras! E a galera na animação total! Um dos integrantes da festa cismou com o Manu (deve ser por causa da barba!) e queria porque queria que ele bebesse da pinga chinesa. O Manu achou melhor não começar porque sabia que aquilo ia loooonge! Mais uma viagem surreal! Até que foi divertido...
Nós não sabíamos como seria a troca de trens, mas foi bem mais simples do que pensávamos e chegamos em Hong Kong antes do que prevíamos. Mais uma vez, já tínhamos um couchsurfing agendado e nossos anfitriões passaram todas as coordenadas para chegarmos até a casa deles.
Mais um couchsurfing incrível! A Christine e o Kit são um casal muito simpático, que também compartilham pela paixão de viajar e ficar na casa deles fez toda diferença para nós! Dicas preciosas da cidade, do que comer, onde comprar, enfim, o melhor de Hong Kong!
Depois que deixamos nossas coisas no apartamento deles, saímos para explorar o centro da cidade. Era um domingo e notamos que o centro da cidade estava lotado. O mais engraçado é que as pessoas meio que acampavam embaixo dos prédios públicos, nas passarelas e onde mais fosse. Várias "casinhas" de papelão e dentro delas as pessoas (em sua grande maioria, mulheres) jogavam bingo ou cartas, faziam chá, conversavam, dormiam, faziam pic nics, etc. Muito interessante! Depois descobrimos que essas mulheres são empregadas domésticas, a maioria imigrantes filipinas, e domingo é o único dia de folga delas. Por isso, todas vão para o centro da cidade "confraternizar". Nós andamos um pouco, mas estávamos bem cansados da viagem e acabamos não explorando tanto do centro.
No dia seguinte, fizemos um roteiro indicado pela Christine e o Kit. Começamos pelo centro da cidade, afinal nós queríamos entrar no prédio do HSBC. Sir Norman Foster (o arquiteto responsável pela concepção do edifício) mais uma vez nos surpreendeu. O prédio é muito mais legal ao vivo que por fotos. Ficamos babando em cada detalhe do prédio! E ainda de quebra, aproveitamos o fato de sermos HSBC premier para tomar o cafezinho oferecido aos clientes (afinal tem que servir pra alguma coisa esse tal de premier)! Depois de prestarmos nossas homenagem a Sir Norman Foster, fomos ao bairro das compras (ou a 25 de Março bem mais organizada) e comidas típicas, aliás, o bairro todo é bem típico. Por recomendação do Kit, paramos numa loja/ restaurante que só vende tofu, de todos os jeitos que se possa imaginar, inclusive pudim de tofu! Nós comemos um mix delicioso, basicamente vários tipos de tofu frito. De lá fomos provar outra iguaria indicada pelos nossos anfitriões: sopa de cobra! Devemos dizer que é uma delícia! O gosto parece frango e a textura fica entre o frango e o peixe. Segundo a medicina chinesa, a sopa de cobra faz muito bem à saúde e vale provar porque é realmente gostosa!
Do bairro fomos caminhando ( uma caminhadinha longa, mas super interessante) até a orla. Mas nós estávamos na orla oposta à ilha de Hong Kong. Caminhamos por ali, vimos a calçada da fama (que venhamos não tem tantos conhecidos, além de Jackie Chan, Bruce Lee e Jet Li quem mais você conhece?) e ficamos aguardando o show de lasers que acontece toda noite. O show é espetacular! A vista noturna do skyline de Hong Kong é incrível, para nós arquitetos é uma cidade para se deixar encantar!
Seguindo sugestões de nossos anfitriões, no nosso terceiro fomos até a ilhota de Cheung Chau, que faz parte das muitas ilhas de Hong Kong (e a Dri que sempre achou que Hong Kong era uma ilha solitária!). Foi um passeio delicioso e recomendamos para quem quer ver além da cidade. A ilha é bem pequenina, fica a uma hora de barco e não existem carros nem motos, somente pedestres e bicicletas. Dá pra fazer a ilha toda à pé e o passeio é bem agradável. A ilha era conhecida no passado por ser ponto de piratas, tem até uma gruta que era o esconderijo de um pirata famoso das redondezas.
O jantar do dia foi uma mistura de comida chinesa com brasileira! A Dri fez uma moqueca e um brigadeiro de sobremesa e a Christine fez um peixe no vapor. O jantar foi delicioso e depois fomos até o Victoria Peak para ver a vista da cidade. Hong Kong não deixa de surpreender! Mais uma vista linda e surreal!
No penúltimo dia, fomos às compras. Deixamos nosso HD externo cair e fomos a caça de um para substituí-lo. Também tínhamos mais uns apetrechos para comprar e aproveitamos os preços convidativos (mas fomos atrás dos originais de verdade!).
Adoramos Hong Kong! Aqui mais uma vez, a companhia fez toda a diferença! Nossos anfitriões foram incríveis e provavelmente, passaríamos batidos por vários lugares se não fossem as dicas preciosas. Aqui também dissemos "até logo"para Ásia. Foram 6 meses nesse continente incrível. Estamos saindo daqui com os olhinhos mais puxados e habilidosos no uso do "chop stick". E agora, nossos ventos nos levam a outro continente e a outras aventuras! Que venha a África!

O pic nic!

As casinhas montadas com caixas de papelão

Ah, Lord Norman Foster!

HSBC Tower

Já comentamos o quanto esse prédio é incrível?

Tofus de todos os tipos

Mix de tofu frito

Sopa de cobra

A gente toma a sopa mesmo!

Outras iguarias de cobra

Pelas ruas de Hong Kong


Calçada da fama

Foto básica com Bruce Lee

Cante comigo: "everybody is in a kung fu
fiting, turururu" 

O show de luzes

Hong Kong with lasers

Chueng Chao





Na caverna do pirata!



Nosso jantar com os queridos anfitriões. Christine and Kit
Thank you so much!

Hong Kong vista de cima

Não é demais?!

Nenhum comentário: