20 de janeiro de 2016

Por Londres

Londres serviu como nossa base para essa segunda etapa da viagem e já tínhamos passado algumas vezes por aqui, mas ainda nos faltava ficar na cidade. Até então, nossas estadias em Londres tinham sido em função dos jogos de rugby ou rápidas passagens. Por isso mesmo resolvemos alugar um apartamento pelo Airbnb e curtir um pouco mais dessa cidade tão incrível. Nosso bairro era afastado do centro, mas com metrô e ônibus na porta.
Além de querer passear um pouco mais por Londres, nós também queríamos aproveitar para "ficar" um pouco em casa.
Nós começamos nossa lista de "lugares não visitados" pelo British Museum, que além de ser uma atração incrível ainda é gratuito (existem exposições pagas, mas grande parte do acervo está exposta gratuitamente para o público). Pelo que ficamos sabendo, vários museus no Reino Unido são gratuitos, mas nós só conferimos o British mesmo! O museu é incrível! Dono de um acervo permanente enorme e de exposições temporárias bem interessantes. Para arquitetos, o prédio por si só já é bem legal e vale a visita. Como o museu é muito grande o ideal é selecionar as áreas de principal interesse.
No segundo lugar da nossa lista de visitas estava o Parque Olímpico e tiramos o sábado para conhece-lo. Realmente ficou muito legal, na verdade ainda está "ficando". Para quem não sabe, o Parque Olímpico foi construído em um bairro degradado e o plano era revitalizar a região. Pelo que vimos o plano não só deu certo, como continua sendo efetuado com sucesso! O bairro hoje é muito bacana, e vários empreendimentos ainda estão em fase de implantação. Outra coisa que nos chamou a atenção foi o fato de que as estruturas estão sendo utilizadas pelo público. As piscinas estavam cheias, o velódromo também, além de muita gente em torno utilizando o parque em si! Podemos dizer que as olimpíadas deixaram um legado positivo e que as estruturas não são apenas obras bacanas, mas sim de uso público.
E por último, mas nem por isso menos legal, fizemos um Free Walking Tour pela cidade antiga. O tour foi muito bacana e passamos por vários lugares que ainda não conhecíamos (sempre tem algo a conhecer). Aprendemos um pouco mais sobre a história e a formação da cidade, além dos vários "causos" que os guias compartilham. Valeu a pena e ficamos com um gostinho de quero mais.
Dessa vez nossa passagem por Londres foi bem tranquila. Conhecemos lugares novos e revemos alguns já conhecidos. Aproveitamos "nosso apê" e curtimos a vida de bairro, comprando em supermercados e frutarias locais. Estávamos tão "de casa" na cidade que ainda oferecemos um jantar para o Vlad, um amigo do Manu que veio viver em Londres com a namorada e a enteada.
Londres é uma cidade muito legal, que sempre tem uma novidade para oferecer. Você pode passar quantos dias quiser que nunca ficará entediado, e olha que o clima não é lá essas coisas!
Nossos ventos ainda não pararam de soprar, e claro que não podíamos voltar pro Brasil sem antes dar uma passadinha em Portugal! Terrinha, aqui vamos nós!

British Museum

Londres pronta para o Natal

Parque Olímpico

Piscinas!

Tentando "pegar" o talento da arquiteta