29 de fevereiro de 2016

Antes de voltar para o Brasil, Portugal

Não poderíamos voltar para o Brasil sem antes dar um abraço gostoso em nossa família em Portugal! Como já mencionamos, Portugal é nossa segunda casa e por mais que já conhecemos o país, sempre tem alguma novidade. Aproveitamos as facilidades dos vôos "low cost" para passar 10 dias pela terrinha.
Nós não tínhamos a intenção de alugar um carro mas o Manu resolveu dar uma conferida nos preços e encontramos uma super oferta, nosso carrinho saiu a 3,50 euros/ dia. Além de ser uma ótima maneira de conhecer o país, ainda foi a mais econômica. A dica para não encarecer o custo de deslocamento é evitar as auto estradas, que são pedagiadas. As estradas secundárias são boas, mais lentas e não têm pedágios, para quem está de passeio acabam sendo uma boa opção.
Chegamos por Lisboa, onde curtimos com a parte da família que mora aqui na capital e também aproveitamos um pouquinho da cidade. Visitamos os jardins do Palácio de Queluz, passeamos por Belém, a baixa, e fomos até o Cristo de Setúbal, que oferece uma vista linda de Lisboa. Revimos lugares já conhecidos, mas que sempre "vale a pena ver de novo", e desfrutamos uns dias deliciosos de um inverno bem brasileiro (temperaturas de 20 graus em pleno inverno)!
Saímos de Lisboa em direção ao norte e fizemos uma parada em Óbidos. Se você estiver em Lisboa e quiser fazer uma "day trip", Óbidos é uma ótima opção. A cidadezinha murada, muito bem conservada e conhecida também pelas deliciosas ginjinhas, é uma delícia para passear, curtir um dia todo ou uma parte dele. Perto do Natal é montada a Vila Natal, que possui entrada à parte e é cheia de atrações. Como nós íamos seguir viagem, não entramos na Vila Natal, mas o passeio pela cidade foi uma delícia.
Nossa segunda parada foi na Figueira da Foz, onde não podemos passar sem comer as deliciosas torradas do Café Brasil. Mais uma vez, a agradável companhia dos tios e primos fez com que nossos dias na Figueira fossem muito gostosos.
Da Figueira seguimos para o Porto, onde fomos muito bem recebidos (pra variar, somos muito mimados em Portugal!). Fizemos alguns passeios pela cidade que apesar de ser nossa velha conhecida, principalmente do Manu que morou um ano aqui, sempre tem uma surpresa. Dessa vez a nossa surpresa foi o Mercado Bonsucesso. O antigo mercado, próximo à Casa da Música, estava meio abandonado e foi totalmente revitalizado. Agora, além de abrigar um hotel, o mercado ainda conta com uma parte de escritórios e vários restaurantezinhos gourmet. O lugar ficou super bacana e é até difícil escolher onde e o que comer (dá vontade de provar tudo!).
Paramos também na Guarda, cidade que fica próxima da fronteira com a Espanha, aos pés da Serra da Estrela. Mais uma visita agradável, sempre em ótima companhia e comendo e bebendo bem! Quando você for a Portugal não deixe de fazer um regime antes porque a comida é sempre muito farta e muito boa!
E para finalizar nossa passagem por Portugal e nosso período sabático, voltamos às origens e fomos colher azeitonas nas terras dos avós do Manu. A família do Manu é de uma vila chamada Vilares, que é daqueles lugares onde o tempo passa mais devagar. Os avós do Manu já são falecidos, mas as terras continuam lá e as oliveiras a produzirem azeitonas. Nós participamos de um mutirão, que apesar de evoluir com alguma tecnologia, ainda funciona como antigamente: todo mundo trabalhando, alguém prepara o almoço, lanche no meio da manhã e muita alegria! Não pudemos participar o dia inteiro, mas pelo menos ajudamos um pouquinho. 
De Portugal voltamos para Londres, mas só por mais um dia (praticamente buscar as malas) e assim encerramos esse período maravilhoso de nossas vidas. Foram 15 meses que pareceram 15 anos, vivemos tanta coisa que qualquer texto é pouco para descrever. Essa viagem acabou, ou melhor, esse capítulo de nossas vidas acabou, mas já temos planos para muitos outros capítulos, que incluem muitas viagens.
E seguimos sempre Pra onde o vento nos levar!

Jardins do Palácio de Queluz

Ah, Lisboa!

Pelas ruas de Lisboa


Óbidos

Passeando pelos muros de Óbidos

O velho dilema: direita ou esquerda?

Mercado do Bonsucesso, Porto


Colheita das azeitonas

Foto para provar que trabalhamos mesmo!



Nenhum comentário: