18 de março de 2016

As perguntas que não querem calar

Uma viagem de volta ao mundo desperta a curiosidade (ainda bem!) e é claro que perguntas e mais perguntas surgem por aí. 

Qual país vocês mais gostaram? 
Quanto vocês gastaram? 
Quanto custa uma viagem de volta ao mundo? 
Vocês largaram os empregos? 
Vocês tiveram medo? 
Vocês passaram muitos perrengues? 
O que mudou para vocês? 
Vocês compraram muitas coisas?
Como você sobreviveu com tão poucas roupas?
E pior aí vai..... São muitas perguntas, muitas delas sem resposta.

O país predileto é uma que não conseguimos responder. Nem eu, nem o Manu conseguimos escolher nosso país queridinho. Temos vários queridinhos, nosso roteiro foi muito variado, passamos por lugares tão diferentes um do outro, que escolher apenas um preferido é sacanagem. Escolher um implica em deixar muitos outros e é tão difícil! Para tentar alguma resposta nós categorizamos os países. Por exemplo, se a categoria de país predileto for para morar, a Austrália ocupa o topo da nossa lista (mas aqui estamos falando apenas dos países da nossa volta ao mundo, certo?). A Austrália por si só já nos agradou muito, além disso conhecemos tantos australianos legais ao longo do caminho que fizeram com que o país ocupasse uma posição privilegiada no quesito país para se viver! Ainda assim, na categoria "geral" não conseguimos responder!
Quanto gastamos? Para esta temos uma resposta. Pelos 12 meses (os outros 3 meses foram os que ficamos no Reino Unido e fizemos uma conta separada) gastamos aproximadamente US$ 120,00 por dia, o casal (US$ 60,00 por dia, por pessoa), incluindo tudo (passagens, hospedagens, mochilas, calcinhas e cuecas). Foi uma viagem de baixo custo, comparando com viagens de férias e até mesmo com sites de mochileiros, mas sim o montante final é alto (em números absolutos). E já respondendo a próxima pergunta, esse pode ser um valor para você ter como base para fazer a sua volta ao mundo, mas o valor de uma volta ao mundo é relativo e depende de você, do seu estilo de viagem, dos países que irá visitar. Conhecemos pessoas que viajaram com mais e pessoas que viajaram com menos. Viajar barato é um estilo de vida e para isso você tem que estar disposto a abrir mão de muita coisa em prol de outras. Uma viagem de volta ao mundo pode custar menos que um ano que você passa em casa, pagando suas contas, comprando coisas. Pode custar menos que um carro novo, também. Você pode trabalhar ao longo do caminho, pode visitar somente países baratos e por aí vai. Ela custa dinheiro sim (por mais que você viaje barato), mas tudo é uma questão de programação e prioridade. 
Vocês largaram os empregos? Sim, nós largamos nossos empregos, nós corremos o risco. Para muitos esta é a parte mais difícil, principalmente na fase atual que está o país. É muito fácil nos acomodarmos numa situação estável, dentro da nossa caixinha, num terreno conhecido. O emprego é para muitos a "desculpa"perfeita para manter tudo como está. É cômodo, é garantido. Pedir demissão requer coragem, não há dúvidas, e é aqui que você vai vacilar, vai repensar se a sua viagem é uma loucura, vai até (quem sabe) receber uma proposta de aumento de salário. Por outro lado, quando você pede demissão você dá o grande passo no escuro, você sai da sua caixinha, da sua zona de conforto e você sente uma liberdade (um médão também) sensacional. E olha que eu adorava meu emprego, meu chefe, meus amigos (para mim eles sempre foram mais que colegas de trabalho), adorava meu local de trabalho e o que eu fazia. Largar um lugar assim não foi fácil, mas mesmo assim foi libertador, eu senti que estava tomando as rédeas da minha própria vida. 
Vocês tiveram medo? É claro que sentimos medo! Muito! Mas "se tiver medo, finge que tem coragem e vai com medo mesmo"!
Vocês passaram muitos perrengues? Passamos muitos perrengues também. Quando você sai da sua zona de conforto você encara o desconhecido e tudo mais que vier junto. Estar num país diferente, com uma língua diferente, muitas vezes com uma dificuldade enorme de comunicação, é inevitável, você vai passar por alguns perrengues. Não passamos por nada muito sério, acho que o susto maior foi quando roubaram meu colar em Durban, mas passamos por vários momentos que duraram horas! Momentos de fome, de frio, de cansaço, sede. Momentos em que não sabíamos se o taxista, estava nos levando para o lugar certo. Momentos em que pensamos que dois valem mais que um. Momentos de tensão. Mas os momentos seguintes, quando tudo se resolvia, sentíamos um alívio gigantesco! E todos os momentos fizeram parte da viagem, da experiência e de tudo que nos propusemos a viver!
O que mudou? Acho que tudo mudou! Mas para mim o que mais mudou foi a minha percepção do mundo. Hoje eu consigo enxergar o mundo como um só. Lugares e pessoas estão conectados de alguma forma e esta conexão está mais clara para mim agora.
Vocês compraram muitas coisas? Não compramos quase nada, excessão para os ímãs de geladeira e bandeirinhas para colocar na mochila. Fizemos algumas reposições de roupa, mas só. Passamos ilesos a muitas promoções, coisas lindas, lembrancinhas. Carregar tudo o que se tem é um ótimo exercício de desapego! Tudo é legal até você levar nas costas, e cada peso extra faz toda a diferença!
A última pergunta é especial para as meninas! Vai por mim, dá para viver com menos roupas! No dia-a-dia variamos mais as roupas do que numa viagem. O trabalho exige, a sociedade exige. Numa viagem você não tem compromissos, você vai ter que carregar sua roupa, vai ter que lavar sua roupa (muitas vezes à mão) e você vai descobrir que trocar de roupa toda hora não é nada prático! O ideal é fazer uma mala bem objetiva, com roupas práticas e multifuncionais! Eu fiquei muito satisfeita com minha mala, usei tudo o que levei. Foi uma mala objetiva, que atendeu às minhas necessidades! E lembre-se, se você realmente precisar de alguma roupa nova existe a opção de compra! Não carregue um peso extra para caso você precise algum dia, carregue o necessário, suas costas agradecem!

E você, tem alguma pergunta que não quer calar? Se tiver, manda aí (pode ser pelos comentários, e-mail, página do face ou até pessoalmente).

Beijos, abraços e viagens!
Dri

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei Dri e Manu! Concordo com tudo aí principalmente com esta capacidade de enxergar o mundo como um só! Obrigada por toda a ajuda sempre e pela inspiração! Beijos Camilla

Unknown disse...

Adorei Dri e Manu! Concordo com tudo aí principalmente com esta capacidade de enxergar o mundo como um só! Obrigada por toda a ajuda sempre e pela inspiração! Beijos Camilla