9 de dezembro de 2014

Kuala Lumpur

Depois de dois vôos, um de Kathmandu até Delhi, que durou 1 hora e meia e atrasou quase 2 horas, e mais 5 horas de vôo a partir de Delhi, aterrissamos em Kuala Lumpur. Saímos dos Himalaias diretamente para a linha do Equador, o que significa que deixamos as montanhas geladas para o calor equatoriano. Aqui conseguimos um couchsurfing, mas nossa anfitriã só poderia nos receber no final do dia, então saímos do aeroporto, fomos até a estação central de trem (que na verdade é com S, Sentral Station), deixamos nossas mochilas e aproveitamos para explorar o centro até a hora de irmos para a casa.
Desafio número 1: ir a pé da estação até o centro. Pelo mapa que pegamos no centro de informações turísticas era uma linha reta, mas na verdade não tem muita calçada e lá pelas tantas parecia que estávamos andando em círculos. Mas enfim conseguimos e chegamos na Merdeka Square, um dos principais pontos turísticos de KL (que é como todo mundo se refere a Kuala Lumpur). De lá fomos até a Chinatown, onde descobrimos uma super praça de alimentação e comemos uma espécie de omelete de miojo "flito".  Saímos de lá e passamos no Mercado Central, que foi modificado e está totalmente restaurado. Hoje funciona mais como um shopping center do que como mercado em si. O Mercado é bem legal, apesar de não vender alimentos, a intervenção feita foi muito bem sucedida e as lojinhas são super bonitas e bem organizadas. De lá voltamos para a Sentral Station (é muito estranho escrever Sentral com S, aliás o malaio parece a língua do Hopi Hari!), pegamos nossas mochilas e fomos para casa de nossa anfitriã. A Jill é uma inglesa, que já viajou bastante e atualmente está morando em KL. Ficamos super bem instalados e conversamos bastante, aproveitando a vista da varanda dela.
No dia seguinte, a nossa ideia era levantar cedinho pra fazer um Free Walking Tour, mas como a noite no avião foi praticamente virada (na verdade, a Dri cochilou e o Manu ficou direto) não conseguimos acordar cedo. Acabamos levantando bem tarde, mas tudo bem precisávamos de um descanso. Optamos nesse dia ir ver as Petronas Tower. Andamos bastante pra chegar até lá e as torres são muito legais! Programa de arquiteto, e valeu muito a pena. São mais bonitas vista de perto, além disso o entorno é bacana, tem um parque bem legal, logo na parte de trás das torres. Sem dúvida nenhuma, as Petronas são um marco arquitetônico para Kuala Lumpur. De lá voltamos pra casa, pois combinamos de fazer um jantar par nossa anfitriã. O cardápio foi uma feijoada vegetariana (tinha uma carrinha separada para nós)! Infelizmente não encontramos substitutos vegetarianos (linguiça), então acabou ficando só o arroz com feijão, mas pelo menos deu pra explicar como é a nossa feijoada e pelo jeito a Jill gostou! Claro que a sobremesa foi brigadeiro de colher (já é o terceiro país que fazemos brigadeiro!).
No nosso terceiro e último dia, voltamos na Merdeka Square, só para tirar mais algumas fotos e no final do dia partimos para Singapura. Nossa intenção era ir de trem, mas como não tinha passagem, fomos de busão mesmo! E a viagem foi muito boa, ônibus super confortável, um luxo só, principalmente para quem estava acostumado com os do Nepal.
Gostamos muito de Kuala Lumpur, a cidade é bem organizada, muitas referências da cultura islâmica, mas ao mesmo tempo é uma cidade de todos, uma mistura grande de culturas diferentes. Nos lembrou bastante São Paulo, até a vista da casa da Jill nos lembrou a nossa vista em sampa.

Merdeka Square

Arquitetura islâmica - Mesquita Nacional

Mais referências pela cidade

Chinatown (estamos curiosos pra saber como chamam a
Chinatown na China!)

"Plaça"de alimentação

"Flito"stuff

Interior do Mercado Municipal

Petronas

Lobby das Petronas

Vista da casa da Jill, nada mal, né?!