23 de dezembro de 2014

Singapura

Singapura é demais! A cidade/ país é muito legal, para nós arquitetos é um prato cheio de inspirações e de como fazer boa arquitetura e melhor, sustentável. Foram só dois dias, mas foi o suficiente para nos apaixonarmos pela cidade, que já entrou na nossa lista de favoritas!
A viagem de ônibus foi super tranquila, demorou um pouquinho mais do que esperávamos, mas chegamos bem. Aqui também fizemos couchsurfing, ficamos na casa da Jennifer e do Kuniaki. Ela é de Singapura e ele é japonês. O mais engraçado é que quando chegamos na casa deles tinha um brasileiro, o Pedro, e estava tocando Luís Gonzaga! A Jen e o Kuni são profissionais no couchsurfing, eles sempre recebem alguém e já contabilizavam 1009 pessoas recebidas quando da nossa chegada. Tem até um ranking dos países e nossos hermanos argentinos estão liderando (pessoal vamos mudar isso, a Argentina não pode ganhar da gente!).
No nosso primeiro dia, saímos para tomar café na companhia do Pedro e da Jen. Ela nos levou em um mercado próximo à casa deles e nos apresentou várias coisas típicas. Ainda de quebra nos ajudou a montar um roteiro para o dia, com indicações de restaurantes e pratos típicos para provarmos! Ela também nos explicou um pouco sobre o funcionamento dos templos, um pouco da cultura chinesa (ela é descendente de chineses) e como as gerações nascidas em Singapura estão se transformando, um exemplo é que muitas crianças já não falam mandarim.
Com as dicas e mapa nas mãos saímos para explorar a cidade. E se tem uma coisa que nós gostamos é andar pela cidade, olhando os prédios, as pessoas, a vida urbana. A gente até usa o mapa como orientação, mas adoramos nos deixar perder e tentar uma ruazinha alternativa. Singapura é cheia de vida, cheia de arquitetura bacana. Andar por aqui é encontrar algo interessante em cada esquina. Começamos nosso roteiro pelo Bugies, fomos ver um templo que a Jen nos indicou. De lá seguimos para Chinatown, onde visitamos o templo Bhuda Tooth, muito lindo. Para o almoço, fomos no Maxwell Food Market comer um arroz com frango no Tian Tian, prato típico e mais uma dica da nossa anfitriã. Seguimos nossa caminhada até a marina e lá ficamos horas e horas explorando a região. Singapura é uma aula em planejamento urbano, boa arquitetura e sustentabilidade. A cidade possui várias galerias de exposição com maquetes, ilustrações e painéis interativos para você entender melhor o funcionamento da cidade. Tudo gratuitamente, é só entrar e explorar!
Passeamos também por horas no Gardens of the Bay, onde estão as árvores gigantes, onde passeamos por uma passarela suspensa que está na altura da copa das árvores. A vista de lá é linda e vale o passeio. Ainda no Gardens of the Bay, fomos até à barragem que separa a lagoa da marina (que na verdade é um reservatório de água doce) do mar. É muito legal porque eles fizeram uma área de parque, que é um telhado verde, e as pessoas aproveitam o local para soltar pipas, fazer pic nics, ou simplesmente sentar e admirar o por do sol (que foi o que fizemos). E pra finalizar nosso dia, assistimos o show de lasers na marina, espetáculo gratuito e muito lindo!
No segundo e último dia, nossa ideia era ir visitar o Jardim Botânico, mas amanheceu chovendo muito e resolvemos aproveitar a chuva lá fora para ficar dentro do apê e resolver as pendências da viagem (sim, sempre temos trabalho a fazer). Mas antes fomos tomar café da manhã e dessa vez, quem nos acompanhou foi o Kuni, que nos levou num "Food Court" (Singapura é cheia desses Food Court ou Food Market, que nada mais são que praças de alimentação com vários restaurantes pequenos e ótimo preço). Depois que resolvemos nossas pendências, voltamos no Maxwell Food Market para almoçar e seguimos para a Marina Bay (ficamos viciados nesse lugar), mas dessa vez exploramos outros lados. Podemos dizer que todos os ângulos são legais, e cada vez encontramos mais prédios bacanas. Nós realmente adoramos Singapura! Sem dúvida nenhuma, é do tipo de cidade que nos deixa orgulhosos de nossa profissão!

Café da manhã no mercado, na companhia da Jen e do Pedro

Andando pela cidade

Chinatown e ao fundo Business Center

Budha Tooth Temple

Tiger beer + tian tina chicane

A Dri querendo o emprego do Anthony
Bourdain, a pose ela já sabe fazer!

Kiwi na Marina Bay

A ponte inspirada no desenho do DNA

As árvores gigantes, "porque as árveres somos nozes"

Fala se essa cidade não é demais?!

O símbolo da cidade

Adivinhem por que nos viciamos na Marina Bay?

Deixamos nossa mensagem de ano novo!

5 nacionalidades, 1 lugar! E viva o couchsurfing!