23 de junho de 2015

Berlim

Ah, Berlim! Que cidade, wow! Berlim é uma caixinha de surpresas, a cada esquina você vê algo diferente, algo lindo, algo intrigante. Berlim é uma cidade onde tudo acontece. É vibrante, é antiga, é nova. Na verdade, ouvimos dizer que Berlim é uma cidade que nunca é, mas que virá a ser, pois está em constante transformação.
Nós ficamos hospedados no bairro da moda de Berlim. Também alugamos um apartamento pelo Airbnb, que não podia ter sido melhor (obrigado tia Lurdinha!). Em frente a um dos canais que corta a cidade e próximo de estações do metrô, do nosso apartamento era fácil, fácil ir para qualquer ponto da cidade.
Começamos nossas andanças por Berlim de uma maneira muito especial: uma prima da mãe da Dri trabalha no Reichstag (o Parlamento alemão) e nos convidou para uma visita guiada. Foi muito especial, afinal não é fácil conseguir uma visita ao parlamento, ainda mais guiada. Entramos em um dos prédios secundários e ela andou conosco pelos principais prédios, contando um pouco da história, o dia a dia e também nos contou muita coisa da reforma feita por nosso ídolo Sir Norman Foster! A visita foi incrível, uma oportunidade única! 
No dia seguinte fomos visitar o Museu Judaico, também de outro arquiteto renomado (embora um pouco controverso) Daniel Libeskind. O museu é impressionante, uma maneira de não se esquecer dos horrores do holocausto. Para arquitetos e também aqueles que gostam de arquitetura, só o prédio em si é demais! De fato, foi pensado para que você se sinta incomodado e tenha a própria experiência. Podemos dizer que é um museu visual e sensitivo. Sem dúvida, um lugar a ser visitado.
No nosso terceiro dia em Berlim fizemos um passeio não convencional, pelos lugares que só os berlinenses conhecem. É que uma amiga da tia da Dri, a querida Rosita, é guia especializada e nos levou para dar um passeio pela cidade sob uma nova ótica. Andamos por um dos bairros mais tradicionais da Berlim oriental, aprendemos um pouco da história da cidade, sua formação, os períodos e como a cidade foi se transformando (melhor dizer, como a cidade está se transformando). Quanto mais se conhece Berlim, mais apaixonante a cidade fica! Pensar em tudo que a cidade passou, em como ela sofreu durante as guerras, depois como ficou dividida e hoje como está reunificada. 
Nesse dia nosso jantar foi diferente e muito especial: a Dri fez um jantar tailandês e recebemos a visita da Nicole, amiga do Manu. A comida ficou um pouco apimentada, o que podemos dizer que foi tipicamente tailandesa! Mas o que vale é o bom papo e claro, a companhia!
No dia seguinte fomos tomar um "brunch"na casa da Rosita para comemorar o seu aniversário. Foi um senhor "brunch", e depois seguimos por mais um passeio maravilhoso por Berlim. Dessa vez fomos para o lado ocidental, andamos bastante pela "Champs Elysees" alemã, com suas lojas de luxo. Em muitas esquinas você encontra vários períodos arquitetônicos e fases pelas quais a cidade passou. 
O dia seguinte foi o de dizer até logo! Almoçamos juntos e nos despedimos da mãe da Dri e das tias. Elas seguiram para o Brasil e nós ainda aproveitamos a tarde em Berlim, pois nosso trem só partiria à noite. Para amenizar a saudade antecipada, nada como um passeio de bicicleta! Mais uma vez, a Rosita foi espetacular e nos levou para andar por Berlim na perspectiva da bike. Não poderíamos ter melhor despedida dessa cidade incrível. Fomos até um aeroporto desativado e que hoje é um parque. Andamos por outros parques lindos, passamos por uma fábrica de estruturas de madeira (sim, isso mesmo que você leu) que nos deu saudade de nossa profissão (aliás, Berlim nos lembrou do quanto nossa profissão pode ser legal), visitamos o Check Point Charlie, bairro das embaixadas, e até uma comunidade alternativa no meio da cidade. Cada canto uma surpresa, uma novidade, algo pra deixar um gostinho de quero mais (na opinião da Dri é um gostinho de quero morar aqui, hehehe!). E por mais que desejamos ficar é hora de tocar o barco, e assim seguir num trem noturno pra Munique.

Farol vermelho!



Começo de nossa visita guiada pelo
Reichstag

Nomes dos parlamentares eleitos 
democraticamente, Hitler 
inclusive faz parte dessa lista

De enlouquecer os arquitetos!


"Tira foto no espelho pra postar no Facebook"

Um pouco do antigo e do novo

Ah, Sir Norman Foster




O que sobrou do muro

Museu Judaico




Kiwi também foi pra Berlim

Turma da risada!

Por Berlim...







Pedalando na pista do aeroporto

A fábrica de estruturas de madeira mais 
linda que já visitamos


Check Point Charlie


Tschuss, Berlim!

Nenhum comentário: