13 de agosto de 2015

Istanbul

Nosso primeiro contato com Istanbul foi um pouquinho confuso. Saímos do Cairo bem cedinho, paramos em Amman e por lá mofamos no aeroporto até o final da tarde, quando finalmente saiu nosso vôo e chegamos em Istanbul já de noite. Nosso anfitrião passou as instruções para chegarmos até a estação de metrô próxima da casa dele, e lá fomos nós enfrentar 50 baldeações de metrô e atravessar da Europa para Ásia (é legal ir de um continente pra outro de metrô!). Chegamos na estação e telefonamos para nosso anfitrião, que nos informou que em 15 minutos estaria por ali. Passaram-se 15, 20, 30, 40 e nada... Telefonamos novamente para ele, que respondeu que estava na estação, e nós também, mas nada... Sobe e desce escada, vai de um lugar pra outro, sai da estação porque não tem sinal dentro dela, e as horas passando... Resultado, estávamos em uma estação e nosso anfitrião em outra, mas o mix de inglês com turco não estava rolando e nessa hora os celulares costumam falhar. Resultado 1:00 am saímos em busca de um hotel para passar a noite. Por sorte, encontramos um pertinho da estação e ficamos por ali mesmo. Mal entendidos acontecem e nessas horas o melhor é procurar a solução mais prática, comer e dormir.
No dia seguinte, deixamos as malas no hotel, marcamos um novo horário para encontrarmos nosso anfitrião e fomos explorar a região, do lado asiático de Istanbul. Fomos até a beira mar e andamos pelo bairro, que é uma delícia. Na verdade, ficamos entre dois bairros: Kadiköy e Moda. Todos dois deliciosos, repletos de bares, restaurantes, lojinhas, feiras e ruas exclusivas para pedestres! Uma delícia! Como faz diferença para uma cidade ter ruas exclusivas de pedestres. No final do dia encontramos nosso anfitrião (agora sim!) e ainda curtimos um final de tarde à beira mar! Uma dica para quem vai ficar mais dias em Istanbul é comprar o cartão de transporte público (o Istanbulkart), ele pode ser utilizado no metrô, ônibus, tram, ferry e conforme você usa o preço da passagem fica mais barato (em Istanbul você paga por cada baldeação).
Claro que não podíamos deixar de "turistar" em Istanbul, afinal a cidade é cheia de lugares incríveis. Atravessamos o continente (já mencionamos que é muito lega ficar passando de um continente pro outro?), afinal os principais pontos turísticos estão do lado europeu e nós ficamos hospedados no lado asiático (ou Anatolia). Sultannahmet é onde estão situados os pontos mais conhecidos, como a Hagia Sophia, Mesquita Azul e a Cisterna da Basílica. E foi este nosso circuito, começamos pelo hipódromo, onde está um obelisco vindo de Karnak (engraçado que estávamos lá há poucos dias). Seguimos para a Mesquita Azul, que é magnífica! Não se assuste com a fila, que apesar de grande, a fila anda! Claro que tem uns carinhas que te oferecem para "furar"a fila, não caia nessa, além de ser desrespeitoso com quem está esperando, a fila dura mais ou menos uns 15 minutos. É importante estar adequadamente vestido, nada de shorts, blusas de alcinha, e as mulheres precisam cobrir a cabeça. Mas eles emprestam capas e lenços para quem está fora dos padrões, então não precisa comprar um lenço feio e caro na porta só para entrar! A entrada é gratuita, mas a visitação é proibida durante os horários das preces.
De lá seguimos para Hagia Sophia (que a Dri sonhava em conhecer desde as aulas de história da arquitetura). A Hagia Sophia tem uma história muito interessante: foi construída para ser uma basílica, durante o período otomano tornou-se uma mesquita e hoje é um museu. Com isso, você consegue identificar os símbolos de cada época, como mosaicos cristãos ao lado de versos em árabe. Nós até achamos a Mesquita Azul mais bonita, mas a Hagia Sophia é mais interessante, por assim dizer. Logo em frente à Hagia Sophia está a Cisterna da Basílica, que é impressionante! Foi construída por volta do século VI, durante o império bizantino. Possui 336 colunas, que foram trazidas de vários templos pagãos, principalmente do templo de Artemísia (que é uma das 7 maravilhas do mundo antigo, ou era, até que o desmancharam para usar suas colunas aqui). É realmente incrível! Encerramos nosso dia passeando pelo bairro, com pausas para cafés, limonatas (não troquei o "d" pelo "t", aqui é limonata mesmo!), e claro provando essa comida deliciosa!
No outro dia enfrentamos o grande desafio da Turquia: entrar no Grand Bazaar e não comprar nada! Fomos lá para conhecer e milagrosamente (na verdade, estamos ficando muito bons nisso, ou temos cara de mochileiros sem grana, hahaha) conseguimos driblar os vendedores e saímos ilesos! O Grand Bazaar é muito legal, vale se deixar perder por ali, se encantar com as cores e com a variedade de produtos. É gostoso andar pelas ruazinhas, ver a movimentação local, as bandejas de chá passando de um lado pro outro. Ainda voltaremos para fazer umas comprinhas, mas dessa vez vencemos o desafio e só olhamos mesmo!
Do Grand Bazaar seguimos para o outro lado da cidade (ainda no lado europeu), fomos desbravar a Praça Taksim e região. Mais uma vez, Istanbul nos surpreende com ruas e mais ruas preferenciais para pedestres. Como essas ruas são agradáveis e vivas! O comércio também agradece, pessoas circulando por ruas onde carros não entram tendem a parar mais nas lojinhas, cafés, restaurantes. Andamos várias horas por ali, numa região super badalada e deliciosa para caminhar.
No nosso penúltimo dia pela cidade fomos com um de nossos anfitriões até uma das Princess Islands. Pegamos o ferry em Bostanci e em 20 minutinhos estávamos na ilha. A ilha é deliciosa, super movimentada, cheia de restaurantes e cafés, e não existem carros na ilha. Nós alugamos bikes e fomos explorar a ilha. Fomos até um monastério, que fica no alto da ilha, com uma vista maravilhosa da cidade. A pedalada até lá foi difícil (morro acima), mas valeu a pena!
E pra fechar nossa passagem por Istanbul, compramos umas cervejinhas com nossos anfitriões e fomos até um parque à beira mar. Foi justamente na noite da lua azul, que estava maravilhosa! Um momento memorável!

Vista da Europa a partir da Ásia

Limonata com T

Ei, obelisco, acho que já te vi em Karnak?!

A Mesquita Azul por fora...

... e por dentro

Hagia Sophia e a mistura de períodos e crenças

Com a Hagia Sophia ao fundo

Cisterna da Basílica

Colunas do templo de Artemísia

Pausa para um cafezinho

Ruas exclusivas de pedestres

Grand Bazaar, teste máximo de resistência ao consumo

"Hum, esses pratos vão ficar lindos na cozinha... mas eu tenho
que resisitir"

Princess Islands

Bora pedalar?

"Ninguém me avisou dessa subida!"

A vista compensa...

E o que o futuro nos reserva?

Um desses momentos inesquecíveis

Café da manhã preparado pelo nosso anfitrião!