14 de agosto de 2015

Selçuk

Selçuk foi a cidade que escolhemos para servir como base para nossas visitas na região. É em Selçuk que estão as ruínas de Éfesos e o templo de Artemísia que era uma das 7 maravilhas do mundo. Existem outras cidades que servem como base para esses passeios, mas escolhemos ficar por aqui mesmo e foi uma ótima escolha. A cidade é pequenininha, mas muito simpática, uma delícia para caminhar e dá pra visitar muita coisa à pé. É aqui também que está a casa onde acredita-se que Maria (Nossa Senhora) passou seus últimos anos.
A viagem até aqui foi cansativa, mas ótima! Os ônibus da Turquia são incríveis, com direito a Wifi, televisão individual (tipo aquelas de avião), e ainda um "rodomoço"que serve lanchinho! O ônibus é super confortável e já ganhou o prêmio como melhor da viagem, hehehehe! Mas mesmo com todo esse luxo e conforto uma noite no busão é sempre uma noite no busão, então o primeiro dia é aquele que pegamos leve e aproveitamos para descansar. Com as energias repostas, saímos para fazer o reconhecimento do local. Mais uma cidade para pessoas, com ruas que privilegiam o pedestre, tornando o lugar muito mais agradável! Nós andamos um pouquinho pelo centrinho e depois fomos até a Basílica de São João. A basílica também está em ruínas e se você pretende visitar Éfesos vale comprar o ticket combinado. As atrações separadamente custam 10 e 30 liras, basílica e Éfesos, mas o ticket combinado custa 35 liras. Acredita-se que foi nessa basílica que São João foi enterrado, na verdade ele teria sido enterrado numa outra igreja, no mesmo local, e posteriormente o imperador mandou construir uma nova basílica, mais digna do santo. Essa nova basílica, se estivesse de pé, seria uma das 7 maiores basílicas do mundo. Da basílica é possível ver o templo de Artemísia, ou o pouco que restou dele. Existem apenas algumas poucas colunas, a maioria delas parcialmente destruídas. Da basílica você vai até o castelo/ fortaleza, que foi reconstruído recentemente (ainda está em processo de restauro, mas já tem muita coisa para se ver). É muito legal e a vista lá de cima é bem bonita. O castelo fecha antes da basílica, então tente visita-lo antes das 17:00 horas.
O dia seguinte foi dedicado a conhecer Éfesos. Nós não fechamos nenhum tour, nem taxi, nem ônibus, fomos à pé mesmo. Para quem quiser, todas as opções citadas estão disponíveis, com grande oferta, na cidade de Selçuk. Do centro até Éfesos são, mais ou menos, 3 km, é uma andadinha boa, mas viável. É possível conhecer o lugar em 2 ou 3 horas, mas nós sempre gastamos mais tempo que a média nesse tipo de lugar. Ficamos o dia todo andando pelas ruínas de Éfesos e cada segundo valeu a pena. Sem dúvida, uma das cidades mais impressionantes do império romano, não só pela sua dimensão e complexidade, mas também pela riqueza dos seus edifícios. Muita coisa já foi reconstruída/ restaurada e ainda assim tem muito mais por lá. É incrível! E não é que andando por Éfesos encontramos o casal de brasileiros que conhecemos na Jordânia?! Muita coincidência, foi muito legal revê-los.
Saindo de Éfesos, queríamos conhecer a casa de Maria, mas não existem ônibus que vão até lá e os colegas taxistas colocam os preços nas alturas. O lugar também é longe (uns 9 km) e morro acima. Resolvemos arriscar uma carona, e pelo que percebemos e conversamos é um prática comum aqui na Turquia. Ficamos lá, próximos à placa, com os dedos à postos. E não é que parou um carro, com duas senhoras turcas muito simpáticas que nos levaram até lá? Aliás, elas fizeram muito mais que isso: nos levaram e ficaram esperando que fizéssemos a visita. E na volta ainda pararam conosco para tirarmos umas fotos. Detalhe, elas não falavam inglês e nós não falávamos turco. A casa de Maria é um lugar especial, bem simples mas de uma energia tão boa, transmite uma paz. O local onde era a casa hoje é uma capelinha, com a imagem de Nossa Senhora. Talvez para quem não acredita não seja tão interessante, mas nós gostamos.
No dia seguinte fizemos uma "day trip" até Pamukkale. São 3 horas de viagem de Selçuk a Pamukkale, mas como a cidade não tem tanto o que ver, a viagem de um dia é suficiente. Pamukkale significa Castelo de Algodão e parece mesmo uma montanha de algodão. É bem diferente de tudo, desses lugares únicos no mundo. Muita gente tem se decepcionado com o lugar ultimamente, pois as piscinas naturais estão fechadas ao público e muitas delas estão secas. Infelizmente, o turismo aumentou muito nos últimos anos e pelo jeito o impacto causado pelo excesso de pessoas tem sido grande. Mesmo assim, o lugar é muito impressionante, incrível! No alto da montanha de mármore e calcário estão as ruínas de Heliápolis, outra cidade romana frequentada até pela Cleópatra! Toda a área onde estão as ruínas está muito bem preservada, foi construído um parque, tudo muito organizado. Não deixe de ir até o teatro, sem dúvida um dos mais bonitos que já vimos! E além de bonito, a vista é espetacular! Se tiver tempo aprecie o por do sol, nós tivemos que seguir viagem mas o por do sol de lá deve ser incrível!
Depois de tanta história seguimos para a praia, nossos ventos nos guiaram para a costa do Mar Egeu.

A Basílica de São João

Lugar onde seria a tumba de São João

Maquete da basílica

O castelo

A simpática Selçuk e os aquedutos romanos

O que restou do templo de Artemísia

"Quero ver quem vai colocar essas pedras no lugar!"

Manu analisando as ruínas

Rua que ligava a cidade à baía de Éfesos

O teatro principal de Éfesos

Os bastidores do teatro

A ágora (mercado) de Éfesos

Ao fundo, a biblioteca

Encontros pelo mundo! Foi bom revê-los e uma ótima
viagem pra vocês!

Chegando na casa de Maria

A casa que hoje é uma capelinha

Com nossas "caroneiras"

Pamukkale

Pausa para o lanche!

Tomando um sol no mármore

Realmente é muito diferente de tudo

As piscinas naturais que estão secas

As ruínas de Heliápolis

O teatro

A vista lá de cima

Filter disse...

Queridos! Foi uma delícia encontra-los pelo mundo, boa sorte nas novas aventuras!