21 de agosto de 2014

Os preparativos: cuidando da saúde


Este é um passo importantíssimo nos preparativos da viagem, mas que muitas vezes acaba esquecido. Muita gente lembra do seguro viagem, que é muito importante e para visitar muitos países é até obrigatório, mas esquece da prevenção, que como diria a sua avó: "a prevenção é o melhor remédio"!

Em nossas pesquisas acabamos descobrindo (através do blog Quatro cantos do mundo) a Medicina do Viajante. O Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto Emílio Ribas é um serviço do SUS em São Paulo e nós só temos elogios a fazer. Você agenda uma consulta através do e-mail agendamento@emilioribas.sp.gov.br, em caso de dúvida o telefone para contato é (11) 3896-1400. Nós enviamos um e-mail e em uma semana lá estávamos conhecendo o Dr. Jessé, a Emília e a Medicina do Viajante. Você preenche seu cadastro com lista de países que irá visitar e o Dr. Jessé irá te dar uma aula sobre doenças, prevenção, além de prescrever todas as vacinas necessárias para a viagem. O Dr. Jessé também nos passou uma lista básica de medicamentos para uma farmacinha emergencial. Saímos de lá e começamos a maratona de vacinas, no final era tanta vacina que tivemos que anexar mais um cartão vacinação. É importante lembrar que algumas vacinas (como a Hepatite B) são aplicadas em mais de uma dose, e o intervalo pode ser de até 6 meses. Portanto, tente agendar uma primeira consulta com um intervalo suficiente para as vacinas. Outra informação importante é sobre a vacina de Febre Amarela, você deverá trocar o certificado por um internacional. A troca pode ser feita nos aeroportos, nos postos da ANVISA. Maiores informações você encontra no site da ANVISA. Ah! Existe Medicina do Viajante ao redor do mundo é a International Society of Travel Medicine.

Além da consulta na Medicina do Viajante, nós fizemos um check-up geral e uma visita ao dentista. Para mulheres, aproveite a visita anual ao ginecologista, tire todas suas dúvidas e peça exames mais detalhados (claro, o médico que sabe quais exames são necessários). 

Para fechar a lista e viajar tranquilo, é importante (e em alguns países, obrigatório) fazer um seguro viagem. Existem várias seguradoras que fazem este tipo de seguro, mas preste muita atenção no período de cobertura, que é o fator determinante no preço. Depois de muita pesquisa e algumas cotações pela internet, pedimos uma cotação para nosso corretor de seguros (é… esse mesmo, o cara que faz o seguro do seu carro!). No nosso caso o melhor preço foi da Porto Seguro. Queremos ressaltar que o valor final varia de acordo com o perfil do viajante e da viagem. Vale lembrar também que os seguros, em geral, cobrem danos em caso de extravio de bagagem, pergunte ao seu corretor.

Imunizados, informados e prevenidos partiremos pensando em não ter que utilizar o seguro! Claro que uma dor de barriga aqui outra na Índia nós já estamos conformados, o importante é minimizar os danos. E que os bons ventos soprem a nosso favor!

Nenhum comentário: