13 de janeiro de 2015

Bali

Sabe surpresa boa? Pois é, Bali foi uma delas. Na véspera de embarcarmos para Bali estávamos apreensivos. Primeiro porque nossa passagem era até Jakarta e faríamos por terra + ferry o caminho até Bali. Só que, quando fomos pesquisar a fundo como chegar até Bali, descobrimos que não seria nada fácil. As estradas na ilha de Java, segundo as informações que obtivemos, são péssimas e as linhas de trem também, além disso, a travessia de barco de uma ilha pra outra é meio perigosa e acidentes acontecem com frequência. Decidimos na mesma hora comprar uma passagem de avião de Jakarta para Denpassar (capital de Bali), e para nossa surpresa, a passagem de avião saiu bem mais barata do que se fizéssemos o trecho por terra, mesmo comprando na véspera da viagem. O segundo motivo pelo qual estávamos apreensivos é que as referencias da Indonésia não eram as melhores: muita bagunça, trânsito caótico, etc, e para nós bagunça + caos = Índia. Pronto, já imaginamos que seria uma nova Índia nas nossas vidas. O bom é que quando você mantem sua expectativa baixa acaba sendo surpreendido.  Nem de longe Bali é bagunçada como a Índia, e o trânsito caótico que tanto ouvimos falar é bem organizado (comparado ao da Índia).
Nós também optamos por fugir da bagunça e das áreas mais badaladas. Com isso não fomos a Kuta, e fizemos nossa base em Ubud, que não é uma cidade costeira, mas é muito charmosa. O motivo de termos ido para Ubud é que um casal que ficou hospedado na nossa casa em SP, está morando lá e dessa vez nós nos hospedamos com eles (coisas que só o couchsurfing faz por você!). A Anna e o Vitally foram demais e reencontra-los foi muito legal!
Ubud é uma cidade bem charmosa, bem turística também, mas que preserva muito das tradições balinesas (se você quer ver um show de dança típica aqui é o lugar). Fica numa região mais montanhosa e é cercada pelos lindíssimos campos de arroz. Nos primeiros dias nós aproveitamos para explorar a pé a cidade e os arredores. Visitamos vários campos de arroz, passeamos pelas ruazinhas e mercados de Ubud, assistimos a um lindo show de dança (atração que a gente super recomenda!), enfim gastamos muita sola de sapato! Depois de uns dias, alugamos uma moto (na verdade, uma scooter) e fomos explorar alguns pontos da ilha (por incrível que pareça, é o melhor jeito de se locomover pela ilha, transporte público não existe). Fomos a uma praia deliciosa, quase particular, onde conhecemos um casal de holandeses que também estava dando a volta ao mundo, mas com os 3 filhos pequenos (filhos não podem ser desculpa para não viajar!). No outro dia fomos em uma cachoeira, na parte norte da ilha. O caminho foi longo mas muito bonito, mais uma vez os terraços de arroz deram o toque especial à paisagem. No dia seguinte como estávamos cansados do dia anterior, ficamos mais próximos a Ubud. Visitamos um templo próximo à cidade e a Dri aproveitou para fazer uma massagem balinesa (uma das frases que mais se ouve em Bali é: “yes, massaaaaaaage”!). Visitamos também o mercado noturno, que foi um pouco decepcionante. Nós esperávamos um mercado de frutas, meio ferinha noturna, e na verdade era uma feira de bugigangas, mas ficamos conhecendo. E por último, decidimos conhecer a parte sul da ilha, conhecida como South Kuta, as praias daqui são famosas entre os surfistas. Foi interessante para conhecer, mas não nos encantou (nós preferíamos ter voltado à primeira praia que visitamos). Pra começar, fomos parados pela polícia (que só parava turistas) e tivemos que ajudar o Natal do guarda (infelizmente, a corrupção rola por aqui e não tivemos escapatória). As praias são bem cheias e as ruas bem movimentadas. Nosso esquema é mais tranquilo, preferimos lugares mais vazios. Além das praias, também visitamos um templo que é bem bonito. Mas de fato, South Kuta não é nossa praia!
No dia seguinte, entregamos nossa motinha e fomos para Nusa Lembongan, uma ilha bem pertinho de Bali, onde escolhemos passar uma semana (podemos chamar de semana de férias!), e os detalhes da nossa semaninha ficam para um outro post.
Na volta de Lembongan, ainda ficamos mais 3 dias em Ubud. Depois de uma semana sem computador, precisávamos voltar ao trabalho e planejar nosso próximo destino. Passamos o Natal com a Anna e o Vitally, com uma ceia vegetariana e totalmente “raw food”. Foi bem diferente de todos os anos, principalmente pra Dri, que tem um Natal super tradicional, mas foi bem gostoso! E pra fechar nossos dias em Bali, passamos o último dia em uma outra praia, dessa vez, na companhia da Anna e do Vitally. Acho que não podia ter sido melhor, o dia estava maravilhoso, o mar delicioso e até golfinhos apareceram para se despedir da gente!

Sem dúvida, Bali foi uma surpresa muito agradável. Tudo na ilha já deixou saudades! Um lugar de muitas cores, de pessoas sorridentes, de um céu cor de rosa no nascer e no pôr do sol. De campos e terraços de arroz de um verde e amarelos tão vivos. De um mar azul cristalino e areia da praia branquinha. De uma arquitetura tão trabalhada nas casas e templos. De rituais religiosos e oferendas preparadas com tanto cuidado todos os dias. Uma ilha pequena mas muito diversa, cheia de cantos e encantos!

Isso não é um templo! É a entrada de uma casa!

Os caminhos de Ubud

Principal souvenir de Bali, você pode escolher
o tamanho e a cor que mais lhe agrada, hehehe!

As cores de Bali

As oferendas que são colocadas diariamente nas portas das
casas, lojas, restaurantes, etc... Para espantar os maus
espíritos..

Parece que pegamos o caminho certo!

Os campos de arroz

Separando o joio do trigo

Acreditem, não estamos na piscina!

Cachoeira pra lavar a alma!

Show de dança típica balinesa

Nossa motoquinha! Antes do tombo!

Um brinde pra quem encontrar o Manu!

Isso é o que acontece com os ovos coloridos quando ninguém
os come!

Night market = comida + bugiganga

Templo em South Kuta

Praia em South Kuta (as cadeiras eram pagas!)

Penjor! Preparação para o grande feriado!

Nossa noite de Natal! Anna e Vitally, obrigado por tudo!

Olha quem tá curtindo a praia!

E assim nos despedimos de Bali!