31 de janeiro de 2015

Chiang Mai

Quatro dias "turistando" nos deixaram exaustos! É engraçado como o ritmo da gente muda. Nossos dias em Bangkok foram muito intensos, andamos bastante pela cidade, visitamos muitos templos e outros pontos turísticos e no último dia estávamos quebrados. O lado bom, é que o fator cansaço iria nos ajudar na viagem e facilitar a noite no busão, só que não! Estávamos pregados, mas o ônibus foi parando de Bangkok a Chiang Mai (700 km de paradas) e toda vez que o ônibus parava eles acendiam uma luz bem na nossa cara. Ou seja, não foi a viagem mais prazerosa e relaxante da vida, e nem conseguimos dormir o tanto que precisávamos, mas já tivemos noites piores, afinal isso faz parte da vida de mochileiro!
Chegamos em Chiang Mai bem cedinho e só pensávamos em ir pro hotel descansar um pouco, mas nosso quarto não estava liberado. Já que tínhamos que esperar, deixamos as malas e resolvemos ir dar uma voltinha pelo centro. Andamos um pouquinho, mas a Dri não estava se aguentando em pé, parecia que tinham sugado toda a energia dela. Foi então que, passando por um dos templos, o Manu teve a excelente ideia de pararmos para fazer uma massagem tailandesa enquanto o quarto não ficava pronto. Foi a ideia do século, 1 hora de massagem pelo equivalente a R$13,00! Sim, é isso mesmo que você acabou de ler! E devemos dizer que a massagem tailandesa é daquelas que te coloca no lugar, tem momentos que é até um pouco dolorida, mas foi tudo que a gente precisava depois da noite no busão! Recuperados, voltamos para nosso hotel para terminar o processo de descanso e dormir um pouquinho...
À tarde saímos para explorar melhor o centro histórico. O centro histórico de Chiang Mai é quadrado (literalmente, a cidade dentro da muralha tem 1 Km por 1 Km), onde convivem templos, restaurantes bacanas, hotéis, mercados e claro, muitas barraquinhas de comida! Em Chiang Mai acontecem muitas feiras, e nesse dia, acontecia uma em um dos muitos templos. As feirinhas vendem de tudo, artesanato, roupas de "marca", relógios, e comidas (essa é a parte que mais gostamos!). Demos uma conferida na feira e continuamos nosso reconhecimento de terreno! Faz parte do reconhecimento do terreno descobrir onde os locais comem para comermos também (o que é sinônimo de comida boa e barata).
No dia seguinte, continuamos nosso passeio pela cidade. Vistamos os templos, caminhamos bastante e descobrimos um parque delicioso, onde paramos para sentar na grama e apreciar a deliciosa tarde ensolarada! Chiang Mai oferece uma infinidade de passeios, você pode fazer safaris, passear em elefantes, ver tigres, fazer trekkings, alugar bicicletas ou motos, enfim, o céu é o limite. Nós não fizemos nenhum desses passeios, mas curtimos muito a cidade. E podemos dizer que passar a tarde no parque, simplesmente sentados na grama, pode ser tão interessante e prazeroso quanto ir ver elefantes! É gostoso observar as pessoas, turistas e locais preenchendo os espaços no gramados, grupos praticando yoga, outros fazendo massagem, os vendedores de sorvete, as crianças correndo... Uma viagem de longa duração te libera das obrigações de "ter que" visitar tudo, fazer todos os passeios, e te abre espaço para observação! Às vezes até pensamos se estamos deixando muita coisa para trás, mas no final das contas estamos aproveitando de uma outra maneira, vendo e vivendo outras coisas.
No final da tarde, depois de "lagartixar" no parque, fomos conferir a "Saturday night walking street". Pra explicar melhor, em Chang Mai acontecem duas feiras noturnas de rua (onde eles fecham as ruas somente para pedestres), uma menor aos sábados, fora das muralhas do centro histórico, e outra bem maior aos domingos, esta no meio do centro histórico. Basicamente, as duas têm a mesma característica: artesanato + comida! Muita coisa bonita, com preços bem acessíveis, é legal que as duas feirinhas são frequentadas pelos turistas e também pelos locais. E a dica é: tente chegar mais cedo porque as feiras ficam muito cheias. Eles começam a montar tudo por volta das 16:00 horas, e às 19:00 horas está bombando de gente e fica mais difícil andar.
No nosso último dia em Chiang Mai a Dri foi fazer um curso de culinária (ela estava esperando por este momento desde que começamos a programar a viagem!), e enquanto isso o Manu foi se encontrar com um senhor, que fizemos contato através do couchsurfing. Chiang Mai também é conhecida pelos cursos de culinária e massagem (a Dri queria muito que o Manu fizesse um de massagem, é justa a troca de comida por massagem, vocês não acham?!) e são várias opções de escolas de culinária. Os preços são mais ou menos os mesmos, então é só escolher a que mais você se simpatiza. A Dri escolheu a Thai Secret Cooking School, por indicação de um senhor que conhecemos no primeiro dia, na massagem. O curso foi uma delícia, e a Dri recomenda a escola (só pra avisar, esse não é um post patrocinado, mas fazemos questão de recomendar os serviços que gostamos). O curso começa com uma visita no mercado da cidade e a chef (que é uma graça!) explica um pouco sobre os ingredientes. Depois seguimos para a escola, que fica fora da cidade, colhemos temperos da horta orgânica e preparamos os pratos. Ficou tudo uma delícia (sério mesmo!) e deu até pra levar uma marmitinha pro Manu. No final você ganha um certificado e um caderno de receitas (muito legal!).
Enquanto a Dri cozinhava, o Manu foi encontrar o Peter e mais um casal de franceses que estavam hospedados na casa dele. O Peter é um senhor muito interessante, não é tailandês, mas escolheu o país para morar. Ele explicou muita coisa da cidade e também da Tailândia (o Manu descobriu todos os babados da família real tailandesa!). É sempre uma delícia caminhar pela cidade com quem mora nela, assim conseguimos entender um pouco mais da cultura local. Depois do curso a Dri se juntou ao grupo e passeamos um pouco mais pelo centro da cidade.
Fechamos nosso dia, e nossa passagem por Chiang Mai, no Sunday Walking Street. De fato, a freirinha de domingo é uma versão maior que a de sábado, e a cidade inteira vem conferir. É uma ótima opção para comprar souvenirs (não é muito nosso caso), e claro ótima opção para provar o melhor da comida de rua tailandesa (esse é nosso caso)!
Chiang Mai é uma cidade deliciosa! Pequena e com clima agradável (pelo menos nessa época do ano), com várias opções para comer e relaxar! Passeios diversos e muita cultura. Não tem praia, mas tem montanha e sem dúvida vale a visita. Fechamos nosso mês pela Tailândia com chave de ouro (e como tem ouro, ou coisas douradas, nesse país!) e seguimos viagem, com nossos ventos soprando em direção ao Laos.

Portão leste da cidade antiga

Os templos de Chiang Mai

Provando as iguarias da feira do templo

Monges cantando no templo

Hum.. comidinhas de rua!

Aproveitando a tarde no parque

Nada mal, né?!

Saturday Night Walking Street

Só pra deixar claro, o Manu também come tudo, mas só
a Dri aparece nas fotos com comida!

Aqui eles fritam tudo, mas leite foi a primeira vez que a gente
viu!

Vida de mochilheiro: roupas secando no ventilador, lavanderia
é coisa de luxo pra quem tá de mochila!

Começando o curso de culinária: aprendendo sobre os ingredientes

Feliz da vida!

Colhendo temperos na horta de casa

Preparação

Dri e seu Pad Thai!

Orgulho da minha obra! (O Manu ainda está devendo o
curso de massagem)

Com a querida chef!

Sunday Night Walking Street, mais comidas e souvenirs!