18 de março de 2015

Do sul para o norte do Vietnã

Entre Hanói e Ho Chi Minh escolhemos 3 paradas: Nha Trang, Hoi An e Hué. Como já mencionamos anteriormente, devido ao feriado de ano novo (o Tet) se locomover no Vietnã ficou muito caro (as passagens de ônibus triplicaram de preço), além de super concorrido. Por sorte, conseguimos uma passagem de trem até Nha Trang e assim embarcamos rumo ao norte do país.
A viagem foi super tranquila, o trem é muito confortável e chegamos em Nha Trang no início da tarde.
Nha Trang é um balneário, o Guarujá dos russos! Sim, é isso mesmo que você leu: russos. A cidade é cheia deles, tanto que existem vários restaurantes, hotéis, agências de turismo especializados em russo. Russo é a segunda língua da cidade. A cidade é grande e bem desenvolvida. A orla é cheia de prédios, calçadões e praças, e uma extensão grande de praia. A praia é bonita, bem parecida com as nossas mesmo. Passamos dois dias curtindo sol e mar! De Nha Trang seguimos para Hoi An. Pegamos “sleeper bus”, que é um ônibus com umas camas, é diferente do nosso ônibus leito, mas é divertido! A viagem teria sido super confortável se não fossem os motoristas malucos e as estradas ruins.
Hoi An é uma cidadezinha muito charmosa, apelidamos de a Veneza vietnamita! Fica próxima ao litoral e é cortada por um rio. Durante muitos anos foi rota de mercadores e o comércio, além do turismo, ainda é o carro chefe da cidade, principalmente o comércio de roupas. Aqui é possível mandar fazer roupas sob medida e fica pronto de um dia para o outro! Se quiser pode encomendar um terno completo, que no máximo no dia seguinte vai estar pronto. Ah, sapatos também podem ser feitos sob medida. E os preços são bem em conta! A Dri conseguiu passar ilesa, mas se arrependeu de não ter comprado ao menos um vestidinho! Não só de roupas e sapatos vive Hoi An, a cidade é desses lugares para você passear, parar um pouquinho para tomar um café ou um chope, passear mais um pouco e por aí vai... As casinhas, que hoje foram transformadas em cafés, restaurantes e lojas, são muito charmosas. Hoi An é dessas cidades para você se deixar perder! Você pode também alugar uma bicicleta e explorar a cidade e arredores. Nossa passagem por aqui foi muito especial, além da cidade ser uma delícia encontramos um casal de amigos e passamos um dia delicioso! A Mari e o Oda fizeram com que nossa estadia em Hoi An fosse ainda mais legal!
De Hoi An seguimos para Hué. Aqui também encontramos nossos amigos (essa era a última parada deles no Vietnã), e fizemos um programa pra matar a saudade de São Paulo: sair pra comer pizza! A pizza não estava no plano inicial, mas no final foi uma ótima opção (para nós foi ótimo variar entre o fried rice e o fried noodle, afinal já são 3 meses que nossa dieta é basicamente esta). Hué possui uma cidade murada, a Citadela, construída em 1.803 D.C. e é patrimônio mundial. Dentro da Citadela está o Palácio Imperial que abrigava a residência do imperador e prédios administrativos. A arquitetura tem influências francesa e chinesa e foi construída segundo os princípios do feng shui. Infelizmente, o Palácio Imperial foi praticamente destruído durante a guerra do Vietnã, sobraram apenas alguns prédios, mas a Unesco tem investido muito na restauração e reconstrução dos prédios destruídos e danificados pela guerra.  Outro passeio muito legal na cidade é a visita às tumbas dos imperadores. Existem várias nos arredores da cidade, mas três são mais famosas: Tu Duc, Minh Mang e Khai Dinh, nós visitamos apenas uma delas a do imperador Khai Dinh. É muito bonita, vale a visita. Ainda no roteiro de visitas, fomos até o Pagode Thien Mu, que vale o passeio. Não tem nada demais, mas é de graça e tem uma vista legal do rio. O Pagode também é interessante. Todos os passeios fizemos por nossa conta, mas vários hotéis (inclusive o nosso) oferecem um day-tour, incluindo a visita aos pontos que citamos acima (os ingressos são a parte), mais almoço e um passeio de barco. O tour do nosso hotel custava US$ 7,00/ pessoa, o que é um preço bem em conta, mas não cabia no nosso orçamento. Aqui em Hué também saem os passeios para a Zona de Desmilitarização e visita aos túneis onde as famílias se refugiavam durante a guerra. Este passeio ficou para a próxima, mas nossos amigos fizeram e disseram que foi muito legal.

De Hué seguimos para Hanói, nosso último destino no Vietnã. Mas essas são cenas dos próximos capítulos!

Nha Trang: tipo o Guarujá

Curtindo uma prainha

O charme de Hoi An

Mari e Oda, foi muito bom encontrar com vocês!
Vamos repetir a dose em algum lugar do mundo, hehe!

Não tem como não se apaixonar!

Local beer: sempre um bom negócio!

Ponte Japonesa

Mercado de Hué

Os muros da citadela

O abridor é brinde!

O Palácio imperial

O pouco que restou depois da guerra