29 de março de 2015

Xian e os Guerreiros de Terracota

Escolhemos Xian como um de nossos destinos na China porque queríamos ver os Guerreiros de Terracota e é aqui que eles vivem.
Chegamos tarde da noite, exaustos depois das 35 horas de viagem, debaixo de uma garoa e um frio de 2oC. Mesmo tendo o endereço do nosso hotel (na verdade ficamos hospedados em um apartamento) em chinês ainda foi difícil pro taxista entender onde queríamos ir. Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar nosso apartamento, mas uma boa alma apareceu para nos ajudar (acho que nossas mães rezam tanto que os anjos da guarda ficam de plantão!). Enfim, chegamos no nosso quarto, loucos para tomar um banho, comer e dormir.
Como tínhamos 3 dias na cidade, deixamos para ver os Guerreiros no segundo dia. E aproveitamos a falta de compromisso para dormir até tarde e andar pela cidade. Mas antes de sairmos batendo pernas por aí, ainda tínhamos que comprar as passagens de trem até Beijing. Mais uma vez, tivemos que utilizar nossa melhor mímica para tentar a comunicação. A sorte é que tinha um escritório da companhia de trens bem do lado do nosso apartamento, e também contamos com a ajuda dos donos do apartamento para comprar os tickets. Mais uma vez os chineses estão nos surpreendendo. Antes de virmos para cá ouvimos várias pessoas reclamarem que os chineses são grossos, que tratam mal os estrangeiros, que nem tentam se comunicar a não ser em chinês... Conosco tem acontecido exatamente ao contrário, mesmo com a dificuldade da língua temos encontrado pessoas bem dispostas a ajudar, nem que seja pela mímica! Infelizmente, os trens estão bem lotados (e a gente achando que tinha se livrado do Tet, só que ano novo chinês ainda está em fase de comemoração!), e a única opção era o trem rápido, que extrapola todo nosso orçamento. Mas a moça dos tickets foi tão prestativa que nos disse para voltar no dia seguinte (caso tivesse alguma desistência), pois os tickets dos trens rápidos têm maior disponibilidade.
Depois da novela para conseguir os tickets (que no final não conseguimos) fomos passear pela cidade. Ao contrário do que pensávamos, a cidade é enorme (aliás, qualquer cidadezinha na China tem 1 milhão de habitantes)! E no centro tem a cidade murada. Xian é super antiga e era o ponto final da rota da seda. As muralhas estão muito bem preservadas, mas internamente são poucos ou quase nenhum vestígio da cidade antiga. Ao redor das muralhas existe um parque linear muito bonito, um belo projeto de urbanismo. Basicamente existe um curso d’água (que antigamente deveria servir como fosso das muralhas) mas este curso d’água tem as dimensões de um rio, e entre o curso d’água e as muralhas tem o parque linear. Dentro das muralhas existem alguns prédios históricos, como a torre do sino e a torre dos tambores, além do interessantíssimo quarteirão mulçumano. O quarteirão mulçumano é uma mistura de feira de comida com galerias e lojinhas. São várias barraquinhas de comidas típicas, pequenos restaurantes, e claro muitas lojinhas! Os mais diversos aromas pairam no ar, e como estava muito frio, o calor das comidas condensa no ar criando uma atmosfera de fumaça com vapor de água!
Deixamos a principal atração de Xian para o segundo dia: os Guerreiros de Terracota. A proprietária do nosso flat nos passou as indicações para irmos até o local (que é afastado da cidade, mais ou menos 1 hora de ônibus) utilizando transporte público. Não há a menor necessidade de contratar um tour especializado (a não ser que você prefira, claro). O ônibus sai da estação de trem, é um ônibus do governo e custa 7,00 Yuans por pessoa (a viagem de ida, a volta custa 8,00 Yuans, em Março de 2015 esses valores equivalem a pouco mais de US$ 1,00).
O local é enorme, e os áudio-guides  ou guias estão disponíveis na entrada. Nós não contratamos nenhum e nem outro, e talvez seja até interessante para entender melhor a história, mas está tudo muito bem explicado. Os guerreiros estão separados em 3 locais de escavação, chamados Pit. O Pit 1 é o maior de todos, seguido pelo Pit 2 e o Pit 3 é o menor. Uma ótima dica é deixar o Pit 1 para o final, começando pelo Pit 3 ou Pit 2. De fato, é uma visita incrível! Não existe um guerreiro igual ao outro, nem mesmo os cavalos são iguais. A perfeição das esculturas é impressionante! Sem dúvida, foi um dos pontos altos da nossa viagem!
Na volta, decidimos ir a pé da estação de trem até nosso flat, a caminhada até não era pequena, mas estava um trânsito tão ruim e queríamos aproveitar também para ver um pouco mais da cidade. Foi uma ótima decisão! Caminhamos um tempão pelo parque linear, ao redor das muralhas e pudemos observar o quanto é utilizado (isso porque estamos no inverno, no verão desse ser uma delícia!). Grupos de idosos dançando, pessoas jogando badminton, cantores, pessoas fazendo caminhada, kung fu, enfim, tudo que você puder imaginar e mais um pouco. Além disso, o parque é lindo durante a noite. A iluminação tanto do parque, quanto da cidade é incrível! Nós gostamos muito de Xian, não só pelos Guerreiros, mas a cidade também é muito legal.

No último dia, aproveitamos para fazer compras! Mais uma vez a proprietária do flat foi incrível e nos indicou um Outlet muito bom. Na verdade nossas compras foram bem modestas, complementamos nossas roupas de frio, e comprovamos que nem só de falsificações vive a China. Você também encontra produtos bons e baratos (claro que mais caros que os falsetas), só precisa saber o lugar certo para comprar. Na ida até o Outlet fomos, mais uma vez, surpreendidos pela receptividade dos chineses. Nós pegamos um ônibus urbano do flat até o Outlet, não tínhamos dinheiro trocado (você precisa ter a quantidade exata para pagar ônibus) e o motorista logo indicou para passarmos (sem pagar). Nós ficamos constrangidos e tentamos trocar nosso dinheiro com os passageiros. Tentamos com uma moça, que imediatamente utilizou seu cartão vale-transporte para pagar nossa passagem e não aceitou nosso dinheiro! A moça pagou nossa passagem, pura gentileza! Cada vez mais comprovamos que muitos dos estereótipos que temos dos lugares são injustos! Se você realmente quer saber como é um lugar vá lá e confira de perto, tenha sua experiência e comprove com seus próprios olhos. Antes de virmos até aqui, ouvimos muitas coisas sobre a China e os chineses, e a maioria delas foram negativas. Até o momento, tanto a China quanto os chineses têm nos surpreendido bastante e as surpresas têm sido as mais positivas possíveis, muito mais que imaginávamos!
As muralhas de Xian

O quarteirão muçulmano

Pit 3: o início!

Pit 2

Os guerreiros de pertinho

Atenção para os detalhes

Acho que esse moço quer falar alguma coisa!

Pit 3: isso é só o começo! Ainda não desenterraram nem um
terço dos guerreiros

Aquela placa indica onde foram cavar um poço e encontraram
os primeiros vestígios dos guerreiros

As faces de cada guerreiro foram moldadas com base em 8
etnias chinesas representadas por essas faces aí

O parque linear em volta das muralhas