15 de outubro de 2014

Sydney, de novo!

Além de ter que devolver o carro em Sydney e pegar o avião para o Japão, deixamos muita coisa por ver. Diria que a nossa primeira parada aqui foi apenas uma amostra grátis da cidade, ainda tinha muito o que explorar. Nossa chegada em Sydney foi um pouquinho conturbada. A viagem foi tranquila, mas não tínhamos onde dormir. Nenhum couchsurfing aceitou nosso pedido, e os hostels estavam meio cheios, mas por sorte encontramos um. Não era bem nossa primeira opção, mas era o que tinha pro momento. O lugar era mais ou menos, mas a localização era excelente, o que ajudou bastante. Íamos ficar apenas uma noite, mas resolvemos dormir mais uma para aproveitar o dia seguinte e arrumar um outro lugar para ficar. Dica importante: Sydney fica lotada nos finais de semana. Então, se você pretende passar o final de semana tente uma reserva com um pouco mais de antecedência. Conseguimos um lugar onde ficar pelo Airbnb, que para quem não conhece é um serviço de hospedagem em casas particulares e diferentemente do couchsurfing, o serviço é pago. É um bom custo x benefício, você tem uma grande variedade de opções de hospedagem e pode alugar desde um quarto até o espaço inteiro. Por ser pago, a relação com o anfitrião é um pouco diferente do couchsurfing, um pouco mais formal mas existe de tudo. Reservamos nosso quarto por dois dias porque o lugar era muito afastado do centro e não era uma região interessante a ser explorada. Outra questão, em Sydney o valor do trem ou do ônibus varia de acordo com a região que você está, então quanto mais longe do centro mais cara a passagem até lá. Mais uma vez, lá fomos nós em busca de outro lugar para ficar (parece que não, mas isso de procurar lugar para ficar dá um trabalho danado!). Enfim, conseguimos um lugar do jeito que queríamos para passar os próximos 4 dias. Nem só de procurar lugar para se hospedar foi nossa passagem por Sydney. Conhecemos muitas coisas e nos divertimos bastante também! Chegamos numa quarta a noite e passamos a quinta procurando hospedagem. No final do dia, já cansados de ficar na frente do computador resolvemos explorar o bairro. Ficamos hospedados em Woolloomooloo (a palavra com mais "o" do mundo!), o bairro é bem central, conhecido por ser o centro dos backpackers (mochileiros) com vários pubs, restaurantes, baladas e hostels. Além disso, o bairro é bem interessante e charmoso. Tem uma área de docas com um antigo armazém que foi revitalizado e hoje abriga vários restaurantes, além de um hotel e apartamentos residenciais. Na sexta, aproveitamos que íamos pra nossa nova casa só de noite e fomos explorar o centro. Largamos nossas mochilas na recepção do hostel e fomos fazer um free walking tour (conforme citamos aqui, adoramos fazer free walking tour). Andamos bastante pelo centro da cidade e terminamos nosso passeio no The Rocks, um dos bairros mais antigos e interessante da cidade. Comemos numa feirinha de rua e fomos explorar a região. Atravessamos a ponte (Sydney Harbour), que tem uma vista linda da cidade e da Ópera House e resolvemos fazer um segundo free walking tour, dessa vez só no The Rocks. Foi muito legal porque vai contando a história do bairro, dos pubs, dos gangsteres. Depois do tour fomos correndo (literalmente) buscar nossas mochilas e pegar o trem rumo à nossa casa. No dia seguinte já tínhamos agendado um churrasco na casa de um amigo do Manu. Pegamos o ferry em direção à Manly e passamos um sábado delicioso. Ótima companhia, com direito a picanha e farofa! Sim, é isso mesmo: farofa! Manly é um bairro onde está uma das principais praias de Sydney. O bairro é muito gostoso e o dia foi muito especial. No final do dia voltamos no ferry e fomos premiados com o lindo por do sol. Chegamos no centro e seguimos para Darling Harbour, onde teria uma queima de fogos (dica do free walking tour). Essa queima acontece todo sábado à noite e se você estiver em Sydney vale a pena conferir. Andamos pela região e ficamos maravilhados com o lugar. Existe um parque público muito bem montado na região, e as pessoas utilizam mesmo! As áreas públicas, pelo que observamos, são muito utilizadas e muito bem cuidadas. Continuamos nossa andança pela Chinatown, onde fizemos um negócio da China, hahaha! Tinha uma fila que dava numa janelinha onde você podia comprar algo, que a gente não tinha nem ideia do que era, por muito pouco (tipo 11 por AU$ 3,00!). Lá entramos nós na fila, o que quer que fosse deveria valer a pena, hahaha! Ainda não conseguimos explicar o que era, mas era tipo um bolinho com recheio de sonho. Muito bom (ainda mais ser fizer a relação preço x quantidade!). No dia seguinte mudamos novamente de endereço, mas dessa vez para ficar! Fomos para uma casinha muito charmosa, num bairro delicioso, próximo do centro e cercado de coisas interessantes. Nossa anfitriã, uma homeopata muito simpática, nos convidou para visitar um mercado/ feirinha do bairro. O dia estava ensolarado e a freirinha era muito interessante. Vários produtos orgânicos, vendedores da região, comidas maravilhosas! A grande vantagem de se hospedar na casa de alguém do lugar é justamente ir onde os locais vão, descobrir coisas que só quem é da cidade sabe. Aproveitamos o domingo para andar pelo bairro, ficar de bobeira num parque, simplesmente curtido o sol e a preguiça. E como segunda é dia de trabalhar, aproveitamos a nossa para atualizar o blog, conversar com a família, organizar nossa viagem pro Japão. Mas como ninguém é de ferro, fomos encontrar nosso amigo Chris, que ficou hospedado em nossa casa no Brasil, para tomar uma cervejinha! Pra não dizer que esquecemos da nossa profissão, na terça tiramos o dia para fazer um turismo arquitetônico. O amigo do Manu, que nos proporcionou o churrasco delicioso, fez uma listinha com vários prédios interessantes de arquitetos famosos e lá fomos nós pelo nosso circuito arquitetônico de Sydney! A Austrália deixará saudades. Tudo que vivemos e vimos por aqui foi muito especial e estamos partindo com o sentimento de missão cumprida! Ainda temos muito o que visitar nessa terra linda, mas nossos ventos estão soprando em direção à terra do sol nascente. See ya, Aussie!

Free Walking Tour em Sydney

A história de Sydney contada em imagem
(da direita para a esquerda)

O início de Sydney: O pub, o banco e a delegacia de polícia.
E está formada uma sociedade

Suez Channel
(Suez vem de sewage, pois era por onde
escorria o esgoto da cidade)

Atravessando a Harbor bridge

The Rocks - bairro do 1o assentamento europeu na Austrália

E agente lá só de bobeira

No ferry indo para Manly

Ópera House e a "city"

Valeu pela companhia Ale! Foi ótimo ver vocês!

A volta de Manly ao por do sol

Não usamos photoshop. A cor do céu era essa mesma

Darling Harbor

Darling Harbor "with lasers"

11 puffs do imperador por apenas US$ 3,00!!!!

Dri e Linda na feira de Stanmore

Tarde de domingo

Passeio arquitetônico por Sydney

Prédio by Richard Roger, roteiro by Alê

Dri no saguão do prédio by Renzo Piano

Bela Cascão disse...

Duas coisas me impressionaram: o por do sol sem filtro; e, a capacidade do Manu atrair criança para si.