19 de julho de 2015

Haifa

Saímos de Jerusalém em direção ao norte do país. Fomos para a cidade de Haifa, na costa do mar Mediterrâneo. Israel é um país pequeno e muito fácil de viajar. As linhas de ônibus cobrem quase todo o país, os veículos são bons e para quase todos os destinos (a excessão de Eilat) você compra a passagem na hora mesmo (no guichê ou dentro do ônibus).
Nós acabamos conseguindo uma boa oferta em Haifa, fizemos um dia de couchsurfing e dois de Airbnb (na mesma casa). A pessoa que nos hospedou, nos ofereceu o sofá para o primeiro dia, pois o quarto estava ocupado com um casal de chineses, e nos outros dois dias ficamos por lá mesmo. O apartamento ficava a poucos metros da praia, numa área bem localizada em Haifa, próxima às principais atrações da cidade.
A cidade de Haifa não é muito grande e em um ou dois dias você consegue visitar as principais atrações. É uma boa opção como base para visitar o norte do país, daqui é fácil fazer "day trips"para muitos pontos. Não é tão badalada como a vizinha Tel Aviv, mas tem o seu charme e é bem bonita. Se a ideia é descansar e aproveitar uma praia, Haifa também é uma ótima opção.
Nossa ideia era utilizar a cidade como base e fazer pequenas viagens, um dia para Nazaré e o outro para Akko (ou Acre). O problema é que não contávamos com o Sabbath. Para quem visita Israel é importante ter em mente o Sabbath e fazer a programação de maneira a evitar se deslocar entre a sexta-feira à tarde e o sábado à noite (a não ser que você esteja com uma excursão, nesse caso não faz diferença). Como nós dependíamos de transporte público, tudo para na sexta à tarde e só volta a funcionar no sábado depois do pôr do sol (bem depois mesmo). Com isso, acabamos ficamos meio presos em Haifa e não fomos à Nazaré.
Nós chegamos a Haifa no final da tarde de quarta-feira, e aproveitamos a quinta-feira para conhecer a cidade. Uma das principais atrações é o Jardim Baha'i. Baha'i é a mais nova religião monoteísta e Haifa e Akko são as duas cidades mais importantes para os Baha'is (primeiro Akko e depois Haifa). São nelas que estão os jardins, com os túmulos dos dois profetas/ fundadores da religião e esses são os lugares de peregrinação dos Baha'is. O jardim é muito bonito, a entrada é gratuita e existem visitas guiadas (também gratuitas pelos jardins). Em geral, a visita guiada é em hebraico, mas pode ser em inglês também, depende do número de pessoas que falam a língua. Nós demos sorte e a nossa visita foi em inglês. Você também pode visitar o túmulo que está no jardim, mas as visitas são até meio dia (nós chegamos depois e acabamos não fazendo a visita).
Dos jardins fomos andar um pouco pela cidade. Passamos pela "German Colony", que é o bairro dos restaurantes e barzinhos, e fomos até a caverna onde ficou o profeta Elias (um lugar importante para os judeus), mas a caverna não tem nada de especial (a não ser que você seja judeu). Depois fomos curtir a praia.
Na sexta-feira fomos para Akko, como tínhamos pouco tempo, saímos bem cedinho para aproveitar o dia. Akko fica bem pertinho de Haifa e foi, durante muito tempo, o principal ponto para os Cavaleiros Cruzados chegarem a Israel. A cidade antiga é muito interessante e existem vários museus sobre os Cavaleiros Cruzados. Você pode comprar tickets combinados para várias atrações. Passear pelos mercados da cidade também é uma delícia, aproveite o dia pela cidade! Nós aproveitamos meio dia, mas valeu a pena!
Gostamos de Haifa, uma cidade bonita, com uma mistura de história e praia!

Jardim Baha'i visto de cima para baixo

Jardim Baha'i visto de baixo pra cima

A praia

E quando o sol encontra o mar...

Akko e o castelo dos Cavaleiros Cruzados

Pelas ruas de Akko

Pescadores

Túnel dos Cruzados

Vista da cidade de Akko

Cafés e restaurantes para comer um hommus ou falafel