8 de julho de 2015

St. Petersburg

De Salzburg voamos para Moscou apenas para pegar um trem e seguir para St. Petersburg. Por sinal, os trens na Rússia são muito bons, mesmo os mais velhinhos. Nós viajamos na segunda classe, que era mais do que suficiente pra nós (mas não havia espaço na primeira), deu pra dormir perfeitamente e não vimos a necessidade de se pagar mais para um trem rápido.
Chegamos em St. Petersurg em plena comemoração pelas noites brancas e uma série de eventos acontecem nessa época. Nós tivemos a oportunidade de chegar justamente no dia que é quase uma noite de ano novo. Existe uma comemoração que acontece desde o final da segunda guerra onde um barco vermelho desce o rio e juntamente com um show de queima de fogos. Na verdade, o barco desce uma parte do rio, e a queima de fogos é lindíssima. Nós não estávamos preparados para a comemoração, tínhamos saído apenas para reconhecer a cidade e acabamos ficando até o final do evento. Foi um pouco sofrido, ficamos várias horas em pé, espremidos na multidão, tivemos que andar um bom pedaço até em casa (morrendo de frio, de camiseta dry-fit e bermuda, e na chuva), mas no final valeu a pena ter esperado. O espetáculo foi muito bonito e gostamos de ter participado do evento. Pudemos ver de fato como são as noites brancas (afinal, voltamos pra casa às 2:30h da manhã) e não escurece! Não é que tenha sol, mas também não tem noite. O sol se põe por volta das 22:00 h e volta por volta das 3:00 h, entre o pôr e o nascer do sol não fica escuro.
Nós ficamos hospedados fora do centro, num bairro não tão afastado, mas numa distância para se utilizar transporte público. A boa notícia é que o transporte público é barato, o ônibus custa 28 rublos (em junho de 2015), o que equivale a, mais ou menos, 50 centavos de dólar, e o metrô custa 31 rublos. Muitas vezes, ficar fora do centro turístico nos possibilita conhecer um pouco mais da cidade, quer seja indo fazer compras no mercado local, quer seja no caminho até o centro (no nosso caso, pegar o ônibus errado também ajudou a conhecer bastante, heheheh! Vale a dica: O ônibus de numero 7, não possui o mesmo itinerário do trólebus ou do bonde de mesmo número). Outro ponto interessante do nosso bairro é o fato de ser um bairro relativamente novo, começando na época do comunismo e hoje é uma região muito procurada. O bairro nos lembrou muito Brasília, com avenidas largas, áreas comerciais e áreas residenciais (bem modernista).
Dedicamos nossos dias a passear pelo centro (que é bem grande). Fomos à Catedral São Pedro e São Paulo (com seus mosaicos maravilhosos), fomos ao forte da cidade, fizemos um free walking tour pelas estações de metrô (recomendamos muito!) e fizemos um outro pelas ruas da cidade. Ambos foram incríveis e recomendamos as duas experiências.
St. Petersburg é uma cidade linda! Cheia de história, de cultura, de arquitetura. Ótima para simplesmente passear pelas ruas, tomar um café e apreciar o redor. Para quem gosta (no nosso caso foi uma questão de budget mesmo) a cidade oferece diversas opções culturais, destacamos teatro (talvez aqui a barreira possa ser a língua), balé e concertos. A cidade também é repleta de restaurantes bacanas, mas consegue-se comer bem pagando não muito (porque pagando pouco é no sudeste asiático!). E se tiver que escolher uma época para visitar St. Petersburg sem dúvida Junho é incrível. Ver as noites brancas foi algo que vai ficar na nossa memória e é uma experiência única! E o fato de o dia ser ensolarado por 20 das 24 horas, ajuda muito a conhecer a cidade.

Primeira pergunta: e qual desses é nosso trem?

Trem noturno pra St. Petersburg

Andando pelas lindíssimas ruas

Catedral de São Nicolau. Detalhe: a cúpula é de ouro mesmo,
tipo ouro maciço (que vale mais do que dinheiro...)

Bloqueio policial, ou será uma nova revolução? "Do you speak
english?"

Ah, as noites brancas...

Festival do barco vermelho, parece que está de noite
mas é o contraste da luz dos fogos
(era 1 hora da manhã, e pode-se ver o por/ nascer do sol no horizonte)

A Catedral de São Pedro e São Paulo

Não é pintura, isso tudo são mosaicos

Kiwi "skavuska"

As estações de metrô. Ah! Os pilares desta estação são revestidos
em vidro, mas para economizar na obra alguns foram revestidos em
mármore. Isso é que eu chamo de engenharia de valores!

A terceira estação de metrô mais
profunda do mundo. Haja escada rolante!

Os páteos internos

Essa aí veio do Egito

Nosso bairro "tipo" Brasília

Até mais, San Pete (para os íntimos!)