19 de fevereiro de 2015

Siem Reap e os templos de Angkor

Sabe esses lugares que são inacreditáveis?, pois é, Angkor é um deles. As palavras e as fotos a seguir são poucas para descrever o que sentimos e o quanto ficamos admirados pelo lugar. É simplesmente incrível (ainda hoje temos que olhar as fotos para ter certeza que estivemos lá!)!
Toda nossa saga para chegar até Siem Reap valeu muito a pena. A cidade é super turística, e com razão, mas muito bem estruturada também. O que mais nos chamou a atenção é que a cidade oferece comodidades para todo o tipo de turista, desde hotéis e restaurantes de luxo a chopes  que custam US$ 0,50 (sim, é isso mesmo que você leu, metade de 1 dólar, uhu!). E tudo convive bem no mesmo lugar! Com US$ 5,00 você come um prato de fried noodle, toma um chope e faz uma massagem de uma hora (com direito a uma latinha de cerveja)! O único porém é que todo o dinheiro que você economizar com comida e bebida vai acabar gastando com a entrada em Angkor. Os ingressos  custam (em fevereiro de 2015) US$ 20,00 para um dia, US$ 40,00 para 3 dias (não precisam ser 3 dias consecutivos, você tem até uma semana para gastar) e US$ 60,00 para 7 dias (que também não precisam ser consecutivos). Sim, o preço é bem salgado e nós mesmos levamos um baita susto quando chegamos na bilheteria, mas devemos dizer que valeu a pena.
O complexo de Angkor são várias ruínas de templos, que um dia fizeram parte de uma das maiores cidades da época (só para ter ideia, Angkor chegou a ter 1 milhão de habitantes enquanto Londres era uma pequena cidade de 50.000 habitantes). Toda a cidade e os templos foram construídos pelos imperadores Khmer. Por volta do século XV DC, após várias invasões a cidade foi abandonada e a partir daí a natureza começou a tomar conta. Durante mais ou menos 500 anos a cidade ficou perdida no meio da mata, e a natureza tomou conta. Foi um arqueólogo francês que descobriu as ruínas e começou o processo de restauro, porém durante a guerra no Camboja (nos anos 70, mas que durou até 1999) os trabalhos foram abandonados e muito do que tinha sido feito foi completamente destruído. Hoje podemos visitar os templos, mas ainda tem muito trabalho a ser feito. No final das contas, o ingresso custa caro mas manter todo esse complexo é muito caro e você vê que para todos os lados as equipes de restauro estão trabalhando!
No nosso primeiro dia, alugamos bicicletas e fomos até a área de Angkor. Passado o choque dos preços dos ingressos, decidimos comprar o de 3 dias e explorar tudo de bike. Nós até tínhamos que agendado um tuk tuk para o dia seguinte, mas cancelamos (até mesmo porque os ingressos já ultrapassaram nosso orçamento) e devemos dizer que foi o melhor que fizemos. Pedalar pelo complexo é uma delícia. Apesar das longas distâncias você faz tudo no seu ritmo e faz o circuito do seu jeito, deixando se surpreender pelos templos. Se você tiver tempo e disposição, fique pelo menos 3 dias e vá de bike!
Começamos nosso circuito pelo principal templo: Angkor Wat. Logo de cara ficamos impressionados com a grandiosidade e a beleza do templo. Os trabalhos de escultura são incríveis, e ficamos imaginando como deveria ser nos tempos áureos. De lá continuamos a pedalar pelo conhecido circuito pequeno. Paramos para fazer pic nic (tem muita opção de barraquinhas de comidas pelo complexo, mas optamos por levar nossa própria!) e encerramos nosso dia assistindo ao pôr do sol num templo alternativo. Explicando melhor, o templo onde todo mundo vai ver o pôr do sol se chama Phnom Bakheng, nós até tentamos assistir de lá mas a Dri foi barrada na entrada porque estava de blusa de alcinha (como é chamada pelas mulheres) ou regata (comumente dito pelos homens). Então nós acabamos indo para o vizinho menos famoso, e gostamos muito. A vista não é tão exuberante, mas só tínhamos nós e uns outros dois casais e curtimos um pôr do sol sem muvuca (o outro templo fica muito cheio, e a recomendação é chegar super cedo.
No segundo dia, nossa intenção era ver o nascer do sol em Angkor Wat, mas ainda estávamos cansados da viagem e não conseguimos acordar cedo para ir ver (tudo bem, a gente ainda tinha mais um dia). Nesse dia exploramos o outro lado de Angkor, incluindo o famoso templo Ta Prohm, mais conhecido como templo da Lara Croft (do filme Tomb Rider)! Claro que aqui tivemos que ficar na fila para tirar a foto num dos principais cenários do filme, e mesmo com a massa de turistas, vale muito a pena. Aqui a natureza mostra todo o seu poder, e as mesclas de árvores com partes do templo são impressionantes!
O "grand finale"de nossa visita foi ver o nascer do sol em Angkor Wat. Nós optamos por assistir de fora do templo e foi demais ver o sol surgir por de trás do templo. Deixe a preguiça de lado e viva essa experiência porque é demais! As cores do amanhecer são lindas e a combinação do sol surgindo com o templo é uma experiência única!
Muitas pessoas reclamam que "Siem Reap é uma cidade muito turística" e que "Angkor é muito cheio de turistas", que "não é o verdadeiro Camboja" e por aí vai. Sim, é lotado de turistas, assim como todas as atrações turísticas do mundo! Não conhecemos ninguém que não tenha pego fila para visitar a torre Eiffel, ou que visitou as pirâmides do Egito ou o Taj Mahal praticamente vazios. Cá entre nós, isso não existe! O mundo está cheio de gente e não somos os únicos que querem conhecer lugares incríveis. De fato: se a intenção é única e exclusivamente conhecer a realidade atual do país, e a cultura do povo, sem passar pela história antiga daqueles que aqui habitaram, não há qualquer motivo para visitar Siem Reap. De nossa parte, adoramos Angkor e nos surpreendemos com Siem Reap! Sem dúvida nenhuma, Angkor é dos lugares únicos no mundo!

Dispensando o Tuk tuk e indo de bike

Angkor Wat e a centena de turistas

Influência indiana na escultura é nítida

Pic-nic em Angkor

Bayon - Angkor Thom

Parece Lego

A bicicleta com cestinha é metade do preço

Por do sol no templo para os "mal-vestidos"

Chopp por US$ 0,50!

Esculpido em tijolo!!! Vou pedir um igual pro pedreiro lá em casa

Templo Ta Prohm.
Na tradução literal, significa "Templo da Lara Croft"

Nascer do sol visto do lado de fora de Angkor Wat

30 min de massagem por US$ 2,00 com cerveja incluída.
Melhor definição para "massagem com happy end"

Já dissemos que o chopp é US$ 0,50?

Esbanjando: Churrasco para o casal, por US$ 5,00.
Ah! Importante: o chopp que aparece ao lado custa só US$ 0,50!